[VÍDEO] Dezenas de animais são resgatados em imóvel de Penha; voluntários promovem mutirão de limpeza e ajuda à moradora e pedem apoio para nova ação no local
No início desta semana, o Adote Penha foi acionado por uma moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Penha, que pedia para o grupo de voluntários levar diversos cães e gatos de sua casa. Os animais e a moradora viviam em condição sub humana, em meio a fezes de animais e humanas, falta de alimento, condição precária da edificação e outros problemas. A partir daí, a Emannoely Rodrigues – a Manu – e toda a equipe de voluntários do Adote Penha se viram diante de um problema muito mais profundo, e identificaram problemas de saúde da proprietária do imóvel, e descobriram que o esposo dela se encontravam internado no hospital em Itajaí, aguardando uma cirurgia no coração.
Segundo informado à Manu, a moradora estava há dois meses pedindo ajuda a diversos setores da prefeitura em função da situação dos animais, dos distúrbios da mulher e do mau cheiro do local. Sem auxílio, um pessoa da Saúde do município ficou sabendo do caso e sugeriu à ela que acionasse o Adote Penha. “A gente veio aqui e ela está com os nervos muito abalados, pensando até em suicídio, ela tem 62 anos, está com a saúde muito frágil. Eu sei que não dá pra controlar tudo, mas só de pedidos de socorro já se foram dois meses. Cadê os agentes comunitários, assistência social, cadê o povo, inaceitável que ninguém visitou ela aqui esse tempo todo”, disse Manu. Após ficar sabendo do caso, a Secretaria de Saúde de Penha também enviou uma equipe para a residência em questão.
A partir daí, o Adote Penha e outros civis se juntaram, retiraram os animais e nesta quarta-feira(19) realizaram uma verdadeira renovação no imóvel, que foi totalmente limpo para que a mulher pudesse voltar para casa. Agora quem tiver uma cama, um sofá, guarda roupas e um fogão para doar para a moradora, pode entrar em contato com a Manu do Adote Penha no WhatsApp (47) 99962-9949. “A gente também vai fazer um mutirão de limpeza na parte externa da casa dela, devido a quantidade de entulhos. Quem quiser participar, é só chamar no Whats pra gente se combinar. Nós retiramos 30 animais, a prefeitura vai levar 12 fêmeas e ainda ficaram os machos, que é outra coisa que temos que resolver, precisamos de adotantes, pois o casal não tem condição de ficar com animais”, conclui a Manu.
.