A Prefeitura de Penha por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza neste sábado (15), o Dia D com campanha de vacinação contra a influenza e a Covid-19 de pessoas com comorbidades e idosos, ambos pertencentes aos grupos prioritários nesta fase.
De acordo com a enfermeira da vigilância epidemiológica Jaine Spricigo, o Dia D de vacinação tem o objetivo de imunizar o maior número de pessoas pertencentes ao grupo “Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Penha estarão abertas de 8h às 16h com o objetivo de vacinar a população contra a influenza e também, as pessoas com comorbidades que integram essa fase de vacinação contra a Covid-19”, disse.
Segundo a Semsa, na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a meta é imunizar 90% da população. “Iniciamos com a vacinação do primeiro grupo que contemplou crianças, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde. A partir do dia 11 deste mês, iniciou a vacinação do segundo grupo que são os idosos e professores”, explicou Jaine.
A vacinação contra Covid-19 de pessoas com comorbidades listadas nesta fase da imunização, iniciou no município de Penha na última terça-feira (11), sendo:
De 18 a 59 anos, pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade, doentes renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, independentemente da idade, puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
De 55 a 69 anos, pessoas com comorbidades e deficiência permanentes, como por exemplo, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronarianas, valvopatias, miocardites e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida e cirrose hepática.