Pescadores, moradores e comerciantes estão pedindo à prefeitura de Penha pela limpeza das praias da cidade, que receberam grande quantidade de entulhos provenientes das cheias do rio Itajaí-Açu há cerca de duas semanas. A proprietária de um comércio da Praia de São Miguel fez um desabafo ao Penha Online: “a Praia de São Miguel já está nessa situação a mais de 10 dias! Hoje é sexta-feira, dia 20, fim de semana promete sol e essa vergonha! Nós pagamos impostos! Recebemos turistas do Brasil inteiro e essa é a imagem que nossos turistas estão tendo de Penha! Só tem desculpa que tem que esperar que a praia está na lista para ser limpa! Olha a situação! Pelo menos eles venham hoje ainda amontoar com um trator! A Praia de São Miguel é sempre esquecida, sempre fica por último! Já estamos implorando essa limpeza há uma semana”. No vídeo abaixo, ao final desta matéria, é possível conferir a situação narrada.
Da mesma praia, cujo primeira cena do vídeo que acompanha esta publicação foi feita na manhã desta sexta (as demais são da tarde da quinta-feira, dia 19), um pescador fez ao Penha Online o seguinte relato: “até agora nada de virem limpar a praia aqui, tá uma nojeira, nós pescadores temos que tirar entulho pra poder trabalhar. Ali em Navegantes a prefeitura limpou umas cinco ou seis vezes, e aqui em Penha eles vieram aqui na Praia de São Miguel, limparam um pouquinho e não voltaram mais. Tá uma nojeira”.
Na Praia da Saudade, Centro da cidade, o lixo amontoado por moradores e turistas há 10 dias, continua exatamente do mesmo jeito e no mesmo local. Durante esta manhã, uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos foi vista limpando a Praia Alegre.
O Penha Online não buscou informações junto à prefeitura a respeito da previsão para a limpeza de todas as praias, uma vez que os prazos repassados pela Secretaria de Serviços Urbanos costumeiramente não se cumprem.
.