Uma alteração na Educação de Penha provocou muita apreensão em pais de estudantes do 5° ano da rede municipal de ensino. Desde a quarta-feira (05), pais têm procurado o Penha Online para relatar o caso. O portal vem buscando informações junto à Prefeitura, que fez definições nesta quinta-feira (06) e emitiu um comunicado oficial, que pode ser conferido abaixo, ao final da matéria. Uma das mães repassou a seguinte informação ao Penha Online: “sobre a situação das escolas aqui na Santa Lídia, (…) nos passaram que não teria mais o 5° ano no colégio aqui Cipriano e que a vaga das crianças do colégio estaria garantida lá no Edith, que também é aqui na Santa Lídia. Porém ontem à noite fizeram uma reunião informando que não tem nada garantido e que vamos ter que fazer inscrição on-line pelo gov, mas que também não é garantido que consiga, só que só a partir do dia 10, mas dia 10 já vai ter começado as aulas”.
.
“Eu venho aqui representando algumas mães de alunos da escola Rosália. Nos informaram só agora as vagas garantidas, causando muito nervosismo, porque achávamos que teríamos que lutar por vaga. É necessário ter uma boa comunicação com os pais e é extremamente necessário ter mais escolas”, disse outra mãe.
.
Uma terceira reclamante deixou sua observação: “Queria fazer um desabafo. A escola municipal Rosália, no Gravatá, avisou hoje 05/02 que não terá mais aula para os alunos do 5ºano, a diretora nova só mandou o aviso e pediu para os pais e responsáveis irem atrás de vaga para os filhos na minha acolá mais próxima. Sem nenhuma consideração, sendo que fizemos a matrícula ano passado dos alunos e nada foi passado sobre isso. As aulas iniciam dia 10/02 e o aviso só veio hoje dia 05/02 muita falta de respeito com pais. Perguntei pra diretora quando posso pegar os documentos pra levar e fazer a matrícula e ela disse que primeiro tenho que levar o atestado de matrícula da escola nova”.
.
O Penha Online encaminhou as mensagens à Prefeitura de Penha e recebeu a seguinte nota oficial: “Por conta da crescente dos alunos da Rede Municipal para as turmas de 1º e 2º anos e a ausência de investimentos em novas salas de aula ao longo dos últimos 16 anos, as Secretarias de Educação do Município e do Estado acordaram para a transferência dos alunos do 5º, até então lotados na Rede Municipal, para a Rede Estadual. Essa medida atinge exclusivamente as unidades Rosália Valentina Dallago e Cipriano Custódio. Os alunos da Rosália irão para a Antônio Rocha Andrade, enquanto os da Cipriano serão atendidos na Cipriano Silvino Custódio. Contudo, a formalização da matrícula deverá ocorrer pelos pais ou responsáveis por meio da plataforma virtual disponível pela Secretaria Estadual de Educação”.
Imagem: Penha Online / arquivo / ilustrativa