Nos últimos dias tem circulado nas redes sociais de moradores de Penha e região, um vídeo onde supostamente dois homens estariam tentando roubar crianças em Navegantes.
Ao final do vídeo uma mensagem informa que o vídeo é fictício, no entanto foi feito com o nobre intuito de conscientizar pais e mães a respeito do crime, que ocorre de fato, em várias cidades do Brasil.
O Penha Online conversou com a Polícia Militar de Navegantes na manhã desta quarta-feira para apurar sobre possíveis crimes deste porte na cidade; a Sargento Daiane Werner apontou que não há nenhum registro semelhante na cidade.
Postura dos pais para evitar sequestro de crianças
– Alertar o seu filho sobre o perigo do sequestro, dialogando e aconselhando diariamente sobre sua proteção quando os pais ou familiares não estiverem por perto.
– Observar mudança de comportamento. Se a criança estiver sendo aliciada, você logo irá notar, pois ela provavelmente chegará com objetos e presentes oferecidos pelo aliciador.
– Conhecer as pessoas com quem a criança irá se envolver, como professores, monitores, seguranças da escola, amiguinhos e motorista da van.
– Providenciar um cartão ou pulseira com o contato dos responsáveis e o endereço residencial para o seu filho. É essencial quando ele ainda é muito jovem e não memorizou esses dados.
– Ficar de olho nos pequenos em locais que estejam lotados. Deixe para mexer no celular ou conversar com os amigos em um momento mais tranquilo.
– Observar como seus filhos navegam na internet e questionar sobre as pessoas com quem eles conversam online.
– Manter o celular sempre carregado, para o caso de precisar fazer ligações de urgência.
– Deixar as portas do carro travadas e colocar as bolsas no porta-malas.
– Conscientizar desce cedo as crianças sobre as consequências do envolvimento com drogas.
Orientações para as crianças
– Não conversar com desconhecidos pessoalmente nem por meio da internet.
– Não aceitar alimentos ou presentes de desconhecidos.
– Não acreditar em recados de estranhos, como se estivessem trazendo mensagens de algum familiar ou dos próprios pais.
– Não se aproximar de um carro onde há pessoas pedindo por informações ou entrar em casas de desconhecidos que prometem algo.
– Quando estiver saindo ou chegando em casa, evitar passar em ruas escuras ou pouco movimentadas e, sempre que possível, andar acompanhado.
– Se a criança perceber que está sendo seguida, ela deve entrar na primeira casa ou loja e pedir a ajuda para um adulto.
– Se seu filho estiver desacompanhado e alguém o incomodar, gritar bastante para chamar atenção.
– Memorizar o endereço da casa, os principais telefones e os nomes completos do papai e da mamãe.
– Saber reconhecer e pedir ajuda para um policial.
.
.