Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Educação de Balneário Piçarras inicia instalação de balanços acessíveis; quatro escolas receberam equipamentos

As escolas municipais de Balneário Piçarras estão recebendo balanços acessíveis, que comportam cadeiras de rodas e espaço para acompanhante. O equipamento foi instalado em quatro instituições de ensino: Escola de São Brás, CIEF, Escola Professora Francisca Borba e Centro de Educação Infantil Professora Marcela Pereira Ribeiro Chegatti.

Os balanços acessíveis vão promover maior inclusão dos alunos com mobilidade reduzida nas atividades recreativas e lúdicas. O espaço para acompanhante garante maior segurança. Os espaços das demais instituições de ensino serão adequados para receber a instalação dos balanços. O investimento total é de R$ 24.522,00, incluindo duas gangorras para o CIEF e a Escola Professora Francisca Borba. Os equipamentos são direcionados ao uso dos alunos da educação infantil.

Os balanços tiveram origem em um Projeto de Lei de autoria do vereador Jorge Luiz da Silva. Ao Penha Online, Jorge informou que a ideia era autorizar a instalação de brinquedos e equipamentos adaptados para crianças com deficiência ou mobilidade reduzida em espaços públicos. “A iniciativa de propor essa lei surgiu a partir de uma constatação preocupante: a falta de inclusão e acessibilidade nas áreas de lazer e entretenimento disponíveis em espaços públicos para as crianças com deficiência ou mobilidade reduzida. Com essa medida, estamos não apenas construindo espaços mais acessíveis, mas também promovendo uma mudança cultural em nossa cidade. Estamos criando consciência sobre a importância da inclusão, construindo uma sociedade mais igualitária e acolhedora para todos”, concluiu Jorge.

 

Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras