Educação de Balneário Piçarras prevê investir R$ 3 milhões com merenda escolar em 2023


PUBLICIDADE

Balneário Piçarras oferece uma merenda balanceada para os quase seis mil alunos da rede pública municipal de ensino. Os cardápios das escolas e centros de educação infantil são diversificados e garantem a oferta mínima de nutrientes para cada faixa etária. Cerca de sete toneladas de alimentos são consumidas por semana, entre frutas, verduras, legumes, carnes, laticínios, grãos e cereais nas 14 unidades de ensino do município. Em média, 9,2 mil refeições são servidas diariamente. Em 2023, o investimento anual deve chegar a R$ 3 milhões.

Os cardápios são elaborados por nutricionista, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que incluem a universalidade do atendimento aos alunos matriculados na rede pública e o incentivo à aquisição de produtos da agricultura familiar. Cardápios especiais para múltiplas alergias e diversidades religiosas também são oferecidos. Todos os cardápios estão disponíveis no site da prefeitura de Balneário Piçarras, na aba Educação.

O Pnae é regulamentado pela Lei nº 11.947/2009 e respectivas resoluções. As restrições quanto a oferta de açúcares, embutidos, industrializados, frituras e salgadinhos são reforçadas pela Lei Estadual nº 12.061/2001. A Secretaria de Educação dispõe de uma equipe com mais de 40 funcionários, entre efetivos e terceirizados, para a produção das refeições nas unidades escolares.

“Os cardápios são elaborados por nutricionista, as equipes de merendeiros são treinadas e as cozinhas recebem visita periódica da Vigilância Sanitária e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Tudo para servir aos nossos alunos refeições nutritivas, seguras e saborosas”, destacou o nutricionista Sylvia Mariah Lehmkuhl.

 

Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras