Educação de Penha prestará atendimento psicológico a pais, alunos e profissionais da Educação


PUBLICIDADE

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Penha lançou nesta semana um inédito programa de Saúde Mental, parceria com a Secretaria de Assistência Social visando o acolhimento e orientação psicológica de alunos, professores e pais ou responsáveis da rede municipal de ensino – assim como demais profissionais do setor – que estejam passando por traumas ou questões emocionais decorrentes do período de isolamento imposto pela pandemia do novo coronavírus.

A ação acontece pela primeira vez na rede municipal de ensino, e o atendimento será feito através de aplicativos de telefonia celular ou computador, prestado por psicólogos ou psicopedagogos, além de estagiários do curso de Psicologia da Univali, sob supervisão do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

De acordo com Néia Bortolato Germano, da Secretaria de Educação, os estagiários e demais profissionais já estão capacitados para a prestação desse atendimento, que será feito através do fone (47) 3345.4025. “Esse protocolo é uma orientação da região da AMFRI, devido a esse momento de isolamento. É preventivo e orientativo”, acrescenta. Oficialmente, o atendimento inicia terça-feira, 8 de setembro, e ocorrerá segundas, quartas e sextas-feiras das 12h às 17h, e nas terças e quintas-feiras das 8h às 11h e das 13:30h às 17h.

A secretária de Educação de Penha, Deise Izonete de Souza, enfatiza que ao ligar, o usuário terá todo o sigilo e profissionalismo necessários, como em um atendimento psicológico comum, presencial, só que com a diferença de acontecer remotamente. “Muitas famílias não têm como custear um psicólogo ou mesmo como se deslocar até um. E não pensamos apenas no estudante, e sim na família como um todo”, detalha a secretária.

O número 3345.4025 é whatsapp e dará resposta automática ao interessado no atendimento. O usuário terá de digitar 1 caso seja para a família ou responsáveis pelo estudante, 2 para profissionais de Educação e 3 para alunos.

Após digitar esse número, ele será direcionado ao acolhimento psico-educacional adequado, e para efetivar seu agendamento, o interessado deve preencher o cadastro através do link: https://forms.gle/jGpEt32pRwbmeeYd6. Em seguida, ele receberá agendamento do atendimento. O psicólogo ou psicopedagogo indicará o horário agendado para uma orientação de até 50 minutos, pelo aplicativo Google Meet.