Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Educação Fiscal é tema de projeto piloto com estudantes em Navegantes

Formar cidadãos conscientes, preservar o patrimônio público e entender que tudo é pago com dinheiro dos impostos, é um dos temas que serão trabalhados com os estudantes do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino. Um projeto piloto, implantado através de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Receita, inicia esse ano nas escolas, para chamar a atenção dos estudantes, sobre direitos e deveres no que tange a Educação Fiscal.

O primeiro encontro ocorreu com os professores da disciplina de geografia, nas dependências da Escola Municipal Professora Neusa Rebello Vieira. O servidor efetivo e auditor fiscal, Jefferson Amaral, apresentou aos educadores uma alternativa de tema transversal que possa ser trabalhado no decorrer do ano, em sala de aula, referente Educação Fiscal. O auditor irá proporcionar, no decorrer do treinamento, ferramentas educativas para auxiliar o desenvolvimento das atividades com os alunos. Neste primeiro ano o projeto ocorrerá nas aulas de geografia dos anos finais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Rodrigo Silveira, participou do encontro e destacou a importância do assunto ser abordado com os alunos, despertando em cada um o entendimento do que são os tributos, do motivo do pagamento, onde é investido o dinheiro e como cada cidadão deve agir em relação a seus direitos e deveres.

“É importante eles saberem que a escola, a pracinha, o material escolar, a merenda, enfim, tudo tem um custo e que é pago com dinheiro dos impostos, sejam municipais, estaduais ou federais. É preciso despertar a consciência para a coletividade, para a ética, comprometimento, direitos e deveres de todos, e o papel de cada cidadão na sociedade”, conclui o secretário.

 

Imagem: Prefeitura de Navegantes