Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Em Navegantes, policial que ficou paraplégico em serviço visita o mar após 22 anos através do Projeto Praia Acessível de SC

O dia de ontem (sexta, 25), foi especial para Everton Simas, morador de Navegantes. Everton era policial militar quando sofreu um acidente de trânsito em serviço que o deixou paraplégico, no ano 2000. Até então, nunca mais tinha retornado ao mar.

Nesse ano, ele conheceu o programa Praia Acessível do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina através do Guarda-Vidas Civil Marco Saber, que presta um serviço voluntário e auxilia Everton em suas dificuldades.

Depois de 22 anos, o reencontro com o mar foi possível! O Projeto Praia Acessível na cidade de Navegantes, está disponível de segunda a sexta das 7:03h às 9:30h, no posto guarda-vidas nº 1, no Centro.

O Projeto Praia Acessível é uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina que atende a pessoas com diferentes graus de deficiência física e mental em 68 praias de 23 cidades litorâneas.

Para esta temporada, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) destinou um investimento recorde em acessibilidade para os banhistas. Realizado desde 2013 por iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), o projeto Praia Acessível agora dispõe de 150 cadeiras de rodas anfíbias e 19 mil estrados, distribuídos nos balneários catarinenses. O investimento foi de R$ 750 mil, o mais alto até o momento para o programa. É a maior iniciativa do gênero no Brasil.

A lista dos locais acessíveis está disponível no aplicativo CBMSC Cidadão.

 

Imagem: CBM/SC