O projeto “O Mar não está para Plástico – Barra Velha”, uma iniciativa da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura do município de Barra Velha, se iniciou na manhã deste sábado e deverá ocorrer ao longo de três meses nesta fase piloto. O projeto contará com a realização das atividades operacionais da ONG Eco Local Brasil com a participação de projetos existentes da área e convidados engajados pela causa.
Estas ações são operações de combate ao lixo marinho que se darão através de mutirões ambientais contínuos e vão envolver as escolas municipais, com atividades de educação ambiental na prática, retirando da areia microlixos como papéis de bala, bitucas de cigarro, chicletes, tampinhas de garrafas, palitos de dente e de picolé e canudos, além de outras pequenas embalagens de produtos em geral.
O principal objetivo da realização deste projeto piloto é demonstrar a real preocupação relacionada ao lixo marinho, que hoje é um problema em todos os municípios com praia do Brasil, e agir pela causa.
As atividades serão semanais e realizadas através de um plano de ação técnico realizada pela ONG Eco Local Brasil, para que seja possível obter excelentes resultados já durante o projeto piloto. A ONG atua há 20 anos com ações neste formato e hoje leva o nome de Barra Velha, cidade onde escolheu instalar seu escritório matriz, para todo o Brasil, por ser uma referência no Combate ao Lixo Marinho e por realizar grandes projetos nacionais com marcas e influenciadores da causa.
.
.
Imagem: Prefeitura de Barra Velha