O Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba) realizou um mutirão de castração que beneficiou animais das famílias de baixa renda inscritas no município, nesta quinta-feira (6). A ação aconteceu no C.M.E.I. Bruce Craston Kay, no bairro São Paulo. No decorrer das quatro horas de atendimento, foram castrados, chipados e cadastrados 103 animais (cães e gatos).
Vale ressaltar que 38 famílias proprietárias dos animais agendadas para o procedimento faltaram no dia do mutirão, tirando a oportunidade de outro animal de ser castrado. A equipe do Daba percorreu o bairro São Paulo em busca de outros animais para realizar a castração, ultrapassando a meta estabelecida.
A verba destinada para a castração foi do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), oriunda de uma multa convertida em projetos ambientais destinada à causa animal. Na ocasião, a equipe do IAN ministrou palestras educativas sobre maus tratos e a importância dos benefícios da castração.
Ao longo de 2022, também ocorrerá a castração de aproximadamente 1,7 mil animais, conforme Licitação 1.791. O dinheiro utilizado para os novos mutirões é oriundo de emendas impositivas da Câmara de Vereadores de Navegantes e de um recurso complementar do Fundo do Meio Ambiente.
DABA
O Daba já realiza, rotineiramente, a castração e microchipagem de cães e gatos de rua ou de famílias de baixa renda (que recebem até três salários mínimos). Aqueles que se enquadrarem nos pré-requisitos, podem entrar em contato com o departamento pelo telefone (47) 3342-4964 ou in loco, no endereço Av. Cirino Adolfo Cabral, 3333, na Meia Praia, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.
Imagem: Prefeitura de Navegantes