Por volta das 10h desta sexta-feira os Bombeiros Militares receberam informações da Central de Emergências do Estado do Paraná a respeito de uma embarcação à deriva no litoral catarinense, próximo às ilhas localizadas entre a Barra do Itapocu e Barra do Sul. Segundo as informações iniciais, dois cidadãos paranaenses (pai e filho) deslocaram-se à Itajaí onde adquiriram uma embarcação, (porte pequeno, de cores verde e branco, chamada Gabriel) e posteriormente deslocaram-se via mar para o Paraná, quando no trajeto ficaram à deriva. Um dos tripulantes entrou em contato com sua esposa por telefone, passando sua localização, sendo que após a mesma informou a situação às autoridades paranaenses.
Foi informado o contato telefônico da tripulação à deriva, da esposa do tripulante no Paraná, bem como coordenadas geográficas supostamente passadas pela tripulação. Em resposta ao chamado, os Bombeiros notificaram a Marinha do Brasil e solicitaram apoio da aeronave Águia da PMSC, sediada em Joinville, visando a confirmação visual da localização da embarcação (o que não foi realizado por conta das limitações da aeronave para buscas marítimas e condições do tempo).
Foi acionado o Resgate 01, sediado em São Francisco do Sul e tripulado pelo Sd BM Lima, que iniciou as buscas no final da manhã, na área indicada pelas coordenadas geográficas informadas inicialmente (na altura de Barra do Sul, próximo às ilhas das Araras e Tipitinga).
Durante as buscas, a tripulação do Resgate 01 tentou contato com a tripulação à deriva, conseguindo apenas trocar poucas mensagens via WhatsApp, porém sem conseguir confirmar a localização exata das vítimas.
Com o anoitecer, por volta das 18h, as buscas foram encerradas e o Resgate 01 retornou à Marina do Capri. Nenhum indício da embarcação à deriva foi constatado entre as ilhas de Balneário Barra do Sul sendo que as embarcações pesqueiras abordadas durante a busca também não relataram qualquer informação a respeito. Os bombeiros foram comunicados pela Marinha do Brasil que por volta de 17:40 a embarcação à deriva foi localizada por uma embarcação baleeira particular na região de Armação, em Penha, cerca de 22 milhas da costa. Ela rebocada até a praia da Armação.
Segundo informações colhidas posteriormente, os tripulantes da embarcação à deriva (T.S, de 47 anos e J. G., de 65 anos) saíram de Itajaí por volta das 05h rumo ao Paraná, quando tiveram um problema com o motor e ficaram à deriva. Conseguiram manter contato via celular até o final da manhã, quando ficaram sem bateria. Lançaram âncora e aguardaram pelo resgate até serem encontrados pela embarcação que os rebocou até a praia.