A nova ponte de divisa entre os municípios de Balneário Piçarras e Penha está cada vez mais perto de se tornar uma realidade. A empresa vencedora da licitação por menor preço global iniciou a confecção das peças para a estrutura. A ponte será montada a partir de peças pré-moldadas. A previsão é que a instalação seja iniciada nos próximos 3 meses. A ponte substituirá a atual – construída na década de 1960 – e atenderá a demanda atual terrestre e náutica, possuindo um viés turístico e uma estrutura mais larga, contemplando áreas protegidas para pedestres, ciclofaixa e espaço para contemplação. A estrutura contará com 58,8 metros de comprimentos, 5,48 metros de altura e um vão livre de 28 metros, que permitirá a navegação de barcos com até 60 pés.
“Toda a estrutura será montada através de peças pré-moldadas, diminuindo o tempo de interdição do transito. Estamos empenhados na confecção dessas peças para darmos início as obras de instalação nos próximos 3 meses”, explica a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Deisy Cristine da Silva Martins. O projeto para a ampliação da ponte foi apresentado em abril de 2019 e custeado pelo empresariado local, através de uma parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas de Balneário Piçarras e Penha. Além dos traços arquitetônicos, o projeto prevê medidas que deverão ser tomadas para amenizar transtornos de trânsito durante a execução da obra.
A empresa Salver Construtora E Incorporadora LTDA foi a ganhadora do processo licitatório de menor preço global e fará a obra por R$ 3.333.333,33, cerca de R$ 900 mil mais barato que o valor inicial do processo. Os recursos são provenientes de título de empréstimo com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). “Trabalhamos na obtenção de recursos para este projeto desde 2017. É uma antiga reivindicação, que organizará o fluxo de pessoas que passam pela ponte, além de auxiliar e estimular fortemente a pesca artesanal e o turismo náutico”, analisou o prefeito de Balneário Piçarras, Leonel Martins.
Para a Presidente da Colônia de Pescadores de Balneário Piçarras, Adriana Ana F. Linhares, a nova ponte potencializará a pesca artesanal no município. “Os pescadores enfrentam muitas dificuldades no entrada e saída do mar. Muitos acabam não investindo em embarcações maiores porque, principalmente em períodos de cheia, não conseguem passar pela ponte”, conta.