A encenação da Paixão de Cristo em Penha terá novidades e mais espiritualidade neste ano. Promoção do Departamento de Cultura da Prefeitura de Penha, a celebração segue sua tradição na Sexta-feira Santa, neste ano com a participação do Projeto Musicar na Escola, que fará apresentações musicais antes da encenação do maior drama da História. De acordo com o professor e diretor de Cultura, Eduardo Bajara, os 40 atores envolvidos já estão iniciando seus ensaios, numa peça totalmente protagonizada com moradores locais. O local será novamente o espaço das ruínas da antiga Pescados Krause, no Parque Municipal de Eventos, com estrutura de som e luzes preparada pela Prefeitura, a partir das 20h.
Neste ano, segundo Bajara, o ator e ativista cultural Beto Leite novamente será Jesus Cristo, mas novidades vêm aí. Serão 10 atos, iniciando pela Santa Ceia, passado pela vigília do Cristo no Getsêmani, a traição de Judas, prisão e julgamento, além da via crucis, entre outros. Em parceria com a Secretaria de Turismo, Bajara observa que será mantida a estratégia de tirar a peça do cenário urbano pelo terceiro ano consecutivo, e fazê-la noutro ambiente, o que aumentou o realismo da apresentação, ajudando a reviver o sacrifício pelo qual Jesus passou.
Em 2020, novas cenas serão incorporadas – destaque, por exemplo, para Maria de Magdala, que terá reproduzido seu impacto ao ver o Cristo ressuscitado pela primeira vez, e anunciar aos demais discípulos. A entrada do espetáculo será franca.
Sucesso em 2019
A edição de 2019 da Paixão de Cristo, foi um sucesso de público e emocionou os participantes, demonstrando aprovação à renovação dessa encenação, iniciada pelo atual Governo Municipal no Parque de Eventos. De acordo com Bajara, aproximadamente 2.500 espectadores, o dobro de 2018, prestigiaram o evento, que contou com arquibancada ampla, sonorização mais potente e banheiros químicos. O público aplaudiu, se emocionou e elogiou a encenação ao final do evento. Com a ajuda de tochas, jogos de luzes e fumaça, quem foi assistir ao evento se sentiu transportado à antiguidade.