Enfermeiros são treinados para atuarem no projeto “Hematócrito Rápido” em Barra Velha


PUBLICIDADE

Mais uma melhoria chega para os pacientes com dengue em Barra Velha. Enfermeiros responsáveis pelas Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros e Pronto Atendimento – PA 24h participaram de treinamento para uso do Hemoglobinômetro. O aparelho é importado da Alemanha e a aquisição está sendo feita em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e apoio do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – HEMOSC, por meio do projeto “Hematócrito Rápido”.

A secretária de saúde Lilian Ramos Gervasi fez a entrega dos equipamentos e explica a utilidade da ferramenta: “O hemoglobinômetro vai ajudar nossas equipes a tomarem condutas clínicas mais rápidas e assertivas para tratar pacientes com dengue”, destaca Lilian.

Com o objetivo de capacitar os servidores da enfermagem para o melhor desempenho da iniciativa, a Vigilância Epidemiológica Municipal (EPIDEMIO) foi o setor responsável por treinar e repassar as especificações técnicas do equipamento.

A coordenadora da EPIDEMIO, Angelita Lourenço detalha em quais casos o equipamento poderá ser utilizado. “A orientação geral é para pessoas com casos confirmados dos sorotipos B e C da doença, salvo exceções”. A decisão da necessidade de uso cabe única e exclusivamente às equipes médicas e de enfermagem.

COMO FUNCIONA O HEMOGLOBINÔMETRO

O Hemoglobinômetro analisa os níveis de hemoconcentração no sangue. Após a coleta de uma pequena amostra de sangue do paciente, o material é inserido no aparelho e em poucos segundos já é possível ter o resultado.

A médica Laura Zimmermann, diretora técnica do Pronto Atendimento, conta mais sobre esse processo: “Esses níveis de hemoconcentração mostram o grau de desidratação do sangue e por consequência do corpo do paciente, um sinal importantíssimo para a tomada de providências médicas, como a hiper hidratação rápida”.

QUANDO E ONDE ENCONTRAR O HEMOGLOBINÔMETRO

O novo auxílio estará disponível nos próximos dias, nas unidades de saúde dos bairros Centro, Itajuba, São Cristóvão, Quinta dos Açorianos, Pedras Brancas e Sertãozinho, na sala de coletas do PA 24h, no futuro Centro de Hidratação, (com previsão de abertura em breve).

 

.

.

Imagem: Prefeitura de Barra Velha