A Prefeitura de Navegantes, por meio do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), entregou os “cavalos de lata” do Programa Ecobike. De acordo com o superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, foram entregues 10 cavalos de lata para o Programa Ecobike para catadores indicados pela Associação dos Agentes da Reciclagem de Navegantes (Recinave). O cavalo de lata é um apoio à coleta seletiva, usado como sistema de coleta de resíduos e representa o início de uma medida no intuito de substituir a tração animal por estrutura metálica, que, por ser de lata, tem uma estrutura reforçada, capaz de receber uma quantidade de peso, agilizando o serviço.
No decorrer do evento, aconteceu a premiação da campanha “Oceano Sem Plástico” para os alunos de cinco turmas das escolas municipais e estaduais que mais arrecadaram tampinhas e garrafas plásticas.
“Os cavalos de lata do projeto Ecobike têm autorização para trafegar e recolher o material reciclável. Trata-se de um novo instrumento de trabalho dos recicladores cooperativos do município”, ressaltou o superintendente.
Durante o evento, também aconteceu a premiação da campanha “Oceano Sem Plástico” aos alunos das cinco turmas das escolas municipais e estaduais que mais arrecadaram tampinhas e garrafas plásticas.
Confira o resultado das escolas vencedoras:
1º lugar: Escola Professora Neusa Maria Rebelo Vieira, turma 505 – 101892 itens
2º lugar: C.M.E Professora Maria de Lourdes Antunes, turma 502 – 67377 itens
3º lugar: Escola Professora Neusa Maria Rebelo Vieira, turma 608 – 62963 itens
4º lugar: Escola Professora Eni Erna Gaya, turma 501 – 50863 itens
5º lugar: Escola Professora Elsi Bernadete Gaya Muller, turma 801 – 48231 itens
No final da cerimônia, foi feita a entrega da Licença Ambiental de Operação (regularização da atividade). O superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, encerrou a solenidade com a entrega de prêmios às famílias da Recinave.
Imagem: Prefeitura de Navegantes