As concessionárias Águas de Penha, Águas de Camboriú, Águas de São Francisco do Sul e Águas de Bombinhas estão se preparando para atender o aumento do consumo de água durante a temporada 2022/2023, afirma a presidente das quatro concessionárias, a advogada Reginalva Mureb. Com a presença dos veranistas, o consumo pode chegar a ser até quatro vezes maior em períodos específicos (como na virada do ano) em relação ao período fora da temporada.
Uma importante medida adotada pelas concessionárias durante todo o ano foi o combate as perdas de água tratada. Em Santa Catarina essas perdas alcançam 35% (conforme relatório do Instituto Trata Brasil) enquanto as concessionárias obtiveram êxito na redução para em média 17% a 28%. Além de medida altamente sustentável do ponto de vista ambiental, representa mais água para distribuição. Confira abaixo os principais trechos da conversa com Reginalva Mureb.
Nos últimos verões, a concessionária Águas de Penha aumentou a oferta de água no município, resolvendo um problema crônico de precariade no abastecimento. Como a concessionária se preparou para este verão?
Para a atual temporada, a concessionária anunciou ao prefeito Aquiles da Costa que a cidade terá à disposição aproximadamente 200 litros de água por segundo da Estação de Tratamento de Água (ETA) própria, poços tubulares de grande profundidade, importação de água. Conta ainda com capacidade de reservação de 6.500 metros cúbicos de água, melhorias nas captações das lagoas 1 e 2 no bairro Santa Lídia, automação do Centro de Controle Operacional e avanços nos sistemas de pressão dos bairros São Cristóvão e São Nicolau.
Por conta da vocação turística dos municípios onde atua, o verão é um dos períodos com maior consumo de água no litoral norte. Quando a concessionária começou os preparativos para este período?
Na última temporada, a concessionária bateu recorde na distribuição de água no mês de dezembro. Nossos preparativos começam pouco depois do fim do verão e envolvem todas as equipes. As estratégias foram montadas para minimizar os impactos dessa época bastante movimentada. É um grande desafio e estamos sempre buscando as melhores práticas. Realizamos investimentos responsáveis e esperamos colher os frutos com um bom atendimento neste verão.
Como a população pode ajudar e evitar o desperdiço de água principalmente no verão?
Os usuários também precisam preparar seus imóveis, verificando a instalação hidráulica, limpando a caixa d’água, regulando as boias, enchendo os reservatórios, especialmente entre os dias que precedem o pico de consumo, quais sejam 22 e 23 e 30 e 31 de dezembro e, ainda, fazendo o uso consciente. É por isso que todos os anos orientamos a população, reforçando essas mensagens. Apesar dos investimentos das concessionárias, é importante que os consumidores tenham reservação própria para segurança hídrica em caso de uma eventualidade, e evitem o desperdício de água tratada. Vamos trabalhar incansavelmente para atender a população de veraneio como merecem. Este é um momento importantíssimo para o município.
Camboriú não é uma cidade com praias, mas, mesmo assim, recebe muitos veranistas e parentes de moradores no verão. Quais os preparativos para amenizar o risco de desabastecimento?
Uma série de ações e investimentos foram elaborados pela Águas de Camboriú para garantir a distribuição adequada durante a temporada de 2022/2023. Entre os principais destaques estão as melhorias que vêm sendo realizadas na rede de abastecimento, boosters, ajustes na setorização e telecomando através de centro de operações integradas, atuações sobre a qualidade da água e atualizações do atendimento ao cliente. Atualmente, a cidade conta com 25 boosters (bombas que impulsionam a água tratada pela rede de distribuição), além de uma reservação de 5 milhões de litros de água.
Quais outros investimentos a Águas de Camboriú vêm realizando na cidade?
Também estamos fazendo o reforço de rede na região de Terras Altas, melhorando o abastecimento para as famílias. Nossas equipes estão atuando na revisão dos hidrantes, limpeza nos registros, monitorando continuamente o nível de captação de água bruta e acompanhamos a pluviometria, para conferir o nível do rio Camboriú. Nesta temporada temos nossa nova loja na Rua Manoel Anastácio Pereira, nº 80, com mais espaço e conforto para os clientes. E neste ano a Várzea do Ranchinho está abastecida, uma demanda antiga daquela comunidade.
Em relação ao abastecimento de Bombinhas para este verão, quais os principais investimentos que podem ser destacados?
Uma das grandes conquistas do município é a ampliação da estação de tratamento de água com a construção do 3º módulo, que vem sendo implantado na Estação de Tratamento de Água de Bombinhas. Na prática, isso significa que a ETA que tem capacidade de tratar 140 l/s passará para disponibilidade de tratar e distribuir 210l/s, um ganho de 50% em relação à sua capacidade atual. Somado a isso, a Estação de Tratamento de Água de Zimbros permanece com sua total capacidade de trabalho de 35 l/s. Lembramos que até início da concessão essa era a capacidade de atendimento em água para Bombinhas: 35 l/s. Com isso, Bombinhas terá capacidade de 240l/s de captação, tratamento e distribuição de água. A concessionária também concluiu um importante investimento, que foram os reforços de rede e ampliação de distribuição na região de Mariscal. Atendendo a um pedido do prefeito Paulo Henrique Muller, o Paulinho, a empresa focou na região, um dos pontos mais procurados por turistas durante a temporada. A captação de água no Rio Tijucas também foi reforçada.
Neste ano, a concessionária também promoveu mudanças na adutora, pensando no abastecimento da temporada de verão. Como foi isso?
Outra importante mudança para a próxima temporada é a implantação de uma linha paralela de parte da adutora que atravessa a cidade de Tijucas, onde é feita a captação de água bruta. A Águas de Bombinhas construiu um novo trecho de mais de 1 mil metros em material PEAD, que é mais adaptável ao solo e mais resistente à possíveis rompimentos. Além disso, a antiga tubulação permanece instalada no local, servindo como um backup em caso de situações de extrema necessidade. Também está em fase final a construção de uma estação elevatória de água bruta para entrar em operação em janeiro/23.
A concessionária Águas de São Francisco do Sul está preparada para atender as demandas do aumento do fluxo de turistas na cidade durante os meses de verão?
A Águas de São Francisco do Sul continua os preparativos para a temporada de Verão. As ações visam reforçar o abastecimento e minimizar a ocorrência de problemas durante os meses mais quentes do ano. A companhia não tem medido esforços para atender a oferta de água tratada no município. A empresa tem se antecipado e adotado ações que buscam garantir a regularidade do fornecimento de água durante todos os meses. Para isso, desde janeiro deste ano, a concessionária iniciou um cronograma de trabalho que contempla diferentes obras no sistema de abastecimento. Entre as medidas adotadas pela concessionária estão o aumento do volume de reservação de água bruta e garantia de qualidade da água em operação com níveis mínimos durante o verão, além da implantação de reservatório móvel no bairro Praia Grande. O equipamento tem como objetivo o reforço na pressão e reservação nos setores críticos para a garantia de abastecimento de água. Outra ação realizada para a temporada foi a retirada de um vazamento na rede subaquática que atende o Saí Mirim. A concessionária também instalou na Estação de Tratamento de Água (ETA Rocio) uma ponte raspadora de lodo. O sistema tem capacidade aproximada de remoção de 35 mil litros de lodo por hora sem a necessidade de contato humano durante a operação. Sem a instalação do equipamento, a remoção do lodo era realizada de forma manual, com perda de água em cada operação.