[VÍDEO] Enxadrista de Penha conquista bicampeonato no Brasileiro de Xadrez Escolar disputado em Minas Gerais
A equipe de Xadrez de Penha competiu neste fim de semana no Brasileiro de Xadrez Escolar em Minas Gerais e voltou com mais um título nacional com a atleta Mestre Nacional Mariana Nara Costa, na categoria sub 12 Feminino. Mariana conquistou o bicampeonato nacional após cinco vitórias nas cinco primeiras rodadas, garantindo o título com uma rodada de antecedência (assista ao vídeo no final da matéria).
“Foi um torneio muito difícil e cansativo. Na sexta-feira (16) Mariana venceu uma atleta catarinense e outra mineira. Mas foi no sábado que vieram três partidas duras, com duração de duas horas cada, e todas decididas nos minutos finais. Na terceira rodada ela venceu uma atleta de Blumenau com diferença mínima. Na quarta rodada contra atleta do Mato Grosso do Sul, Mariana esteve em desvantagem, ofereceu empate que não foi aceito, as duas atletas foram para os minutos finais onde a experiência da nossa atleta fez a diferença e conseguiu a virada pra conquistar uma grande vitória. Na quinta rodada Mariana novamente esteve em desvantagem, mas conseguiu reverter e conquistar a vitória contra a atleta paulista da cidade de Bauru-SP. Na última rodada nesse domingo (18), com o bicampeonato garantido, a partida durou apenas 10 minutos com um empate em comum acordo. Cada título tem uma sensação única, ainda mais quando vem com muita luta e decidido nos minutos finais”, explicou o técnico Maico da Costa, que é pai de Mariana.
Com o título nacional, Mariana Nara conquistou a vaga para representar o Brasil no Panamericano Escolar, a ser disputado na Bolívia e também o Sulamericano Escolar, a ser disputado no Paraguai.
“Foi um final de semana incrível, alguns dos nossos alunos do Projeto Virando o Jogo viajaram e competiram pela primeira vez fora do nosso estado, experiência que vai ficar marcada na trajetória deles”, concluiu Maico, elogiando também a atleta Dávila Yasmin que competiu pelo no sub 14 feminino e trouxe uma medalha de 7° Lugar para Penha, além dos demais alunos, que conquistaram várias vitórias durante a competição.
.