Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Enxadristas de Santa Catarina embarcaram rumo à Minas Gerais para a disputa do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar; penhenses estão no grupo

Nesta quinta-feira (23), enxadristas de todo o estado de Santa Catarina embarcaram em Blumenau com destino a Caxambu-MG, para disputar o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, que acontece entre os dias 24 e 26 de setembro. São enxadristas de escolas de Penha, Blumenau, Brusque, Joinville, Jaraguá do Sul, Florianópolis, Chapecó, Seara e Lages.

Ao todo, 33 jovens enxadristas catarinenses, de 07 a 17 anos de idade, fazem parte da Caravana Barriga Verde. Os professores Daniel Brandão e Regina Ribeiro são os organizadores. “Mais um ano, estamos voltando aí com os torneios presenciais, novamente para o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, fomos em 2019 e conseguimos trazer algumas medalhas, e neste ano estamos com a expectativa de trazermos ainda mais, até porque estamos com atletas de ainda mais cidades”, comenta.

Penha participa da equipe com três atletas. Ao Penha Online o professor Maico da Costa disse que a expectativa é de um bom torneio: “é uma competição nacional com atletas de todo Brasil. A Mariana joga na categoria sub 11 Feminino e deve ter ótimos resultados. Já a atleta Davila – da Escola Rubens João de Souza – vem com chances de medalhas na sua categoria também, assim como o atleta Gustavo – da Escola Professor João Batista Paiva – joga na categoria sub 14 masculino, sendo esse um dos torneios mais fortes que Gustavo vai participar. E estamos ansiosos que consiga trazer uma medalha também. Todos os atletas estão acompanhados pelos pais”.

A profissional de Educação Física, Sirley Spieker, mãe do enxadrista Otávio Spieker, de Lages, destacou sobre a importância de organizar uma caravana para levar a delegação às competições. “É importante uma iniciativa dessa para proporcionar aos atletas participarem do maior número de competições possíveis. Com acompanhamento técnico, profissional, psicológico, e até mesmo a companhia dos pais, que maioria das vezes não é possível, nós estaremos aqui para proporcionar segurança e tranquilidade para as nossas crianças terem um bom desempenho na competição”.

De Blumenau, a tri campeã brasileira escolar Gabriela Feller, de 17 anos de idade, comentou sobre participar de mais uma competição, sua última nesta categoria. “A minha expectativa é grande, estou bem contente por poder participar e acompanhar a minha irmã, e muito feliz também com a nossa delegação que é bem grande neste ano.”

O evento terá mais de 140 jovens enxadristas, e obedecerá todos os protocolos de saúde diante da pandemia. A delegação da Caravana Barriga Verde também estará respeitando os protocolos, com obrigação do uso de máscara durante toda a viagem no ônibus, álcool em gel disponível e demais cuidados.

 

Com a colaboração de Marco Aurélio Júnior, Gervásio e Maico