Equipe Multiprofissional da Saúde de Penha reforça atendimentos a acamados e domiciliados


PUBLICIDADE

Um atendimento especial vem sendo desenvolvido com pacientes penhenses. Através da equipe Multiprofissional da Secretaria de Saúde, os acamados e domiciliados são visitados para um acompanhamento voltado a uma melhor qualidade de vida. Profissionais da área de nutrição, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, educação física e enfermagem formam a equipe, que mensalmente atendem cerca de cem pacientes.

“O objetivo do trabalho é um atendimento ainda mais humanizado, atendendo o paciente que possui limitações de locomoção. A equipe realiza um diagnóstico amplo, promovendo o apoio matricial necessários na busca pela recuperação do paciente”, explica a profissional responsável pela equipe, a enfermeira Elenir Catarina Machado Francioni. A equipe visita, semanalmente, as oito Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) da cidade, realizando os atendimentos de acordo com as demandas de cada local.

“A equipe multiprofissional discute com a equipe da UBS e em conjunto avaliam a necessidade de encaminhar o paciente para tratamento com a equipe da rede especializada ou se pode permanecer sendo acompanhado nas visitas domiciliares. Sempre visando a busca pela recuperação do paciente”, reforça ela. Durante as visitas, os profissionais de enfermagem e medicina da UBS também acompanham a equipe Multiprofissional.

Para o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, este “é um trabalho muito importante, uma vez que promove encaminhamentos específicos para cada necessidade. Além disso, oferece ao paciente uma visão mais ampla de sua situação, elevando seu conhecimento e motivação para vencer o desafio e adotar atitudes de mudanças de hábitos de vida, como uma real adesão ao tratamento proposto pelos profissionais”.

Em paralelo ao atendimento domiciliar, os educadores físicos da equipe estão desenvolvendo um trabalho preventivo nas comunidades. Atividades de estímulo à movimentação física ocorrem de forma orientada, especialmente com o grupo da melhor idade. “Para participar, basta procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro e manifestar interesse. São aulas bastante populares e com grande procura, com reflexo direto em maior disposição e qualidade de vida no cotidiano de cada pessoa”, reforça Elenir.

Atualmente, são cerca de 50 pessoas participando das turmas coordenadas pelos educadores físicos Sérgio Vieira e Sizara Souza, semanalmente. “O objetivo é intervir na prevenção e manutenção da saúde das pessoas através da prática de atividade física orientada e hábitos saudáveis”, finaliza Sérgio.

.

.

Imagem: Prefeitura de Penha