Escola de Arte Culinária de Penha abre 80 novas vagas; aulas começam dia 10


PUBLICIDADE

A Escola Profissional de Arte Culinária Itapocoróy, vinculada à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Penha, abriu nesta semana 80 vagas para futuros cozinheiros locais – alunos que se somarão a outros 25 veteranos que já estudam no setor. Situada na Avenida Itapocoróy, nº 1930, a escola terá neste ano novamente opções para aulas vespertinas, matutinas e noturnas, para oportunizar melhor aprendizado aos interessados. De acordo com a chef Laurinha Rodrigues da Cunha, que divide a coordenação da escola com a também chef Clarise Baumgartel, as aulas diárias serão às terças, quartas e quintas-feiras das 18h às 22h, e ainda haverá opções às terças pela manhã e à tarde, respectivamente, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, e às quartas das 8h às 12h.

Com carga horária de 200 horas/aula, o curso oferecido pela Escola Itapocoróy é reconhecido pela Marinha do Brasil, já que seus formandos são capacitados a trabalhar como embarcados. Laurinha detalha que as aulas iniciam dia 10 de fevereiro, com uma reunião de apresentação dos novos alunos, e definição de conteúdo curricular para 2020. “Nosso alunos treinam habilidades básicas em cozinha, preparação de cardápios, pratos variados, higiene de alimentos, entre outros conteúdos”, pontua.

A Prefeitura de Penha, que nesta atual gestão inaugurou a nova estrutura da cozinha, desvinculando-a da Escola Profissional Zilda Lucki da Silveira, no centro, e transferindo-a para espaço próprio em Armação do Itapocoróy, garante aos alunos a estrutura para as aulas e os professores, além de equipamentos e utensílios. Os alunos nada pagam – apenas custeiam os alimentos constantes da aula do dia.

Em 2019, a Escola de Culinária formou 20 novos chefs, em solenidade no último dia 5 de dezembro. Alunos como Maria Eduarda Hackbarth Quirino, a Madu, que em 2019 completou carga horária de 230 horas e passou tanto pela professora Laurinha como por Clarise, atesta a qualidade do curso.

Segundo ela, seu aprendizado se divide entre antes e depois da escola profissional, e como Madu focou nos pratos salgados, ela quer a partir deste ano ampliar o conhecimento sobre pratos doces. Madu trabalha com a mãe, já na gastronomia, e quer implantar seu próprio negócio. Interessados nas matrículas para 2020 podem ligar para 3360.8121, ou matricular-se diretamente na unidade, à Avenida Itapocoróy, nº 1930, das 13:30h às 17:30h.

Com informações da Prefeitura de Penha