Escola do interior de Navegantes faz campanha de sustentabilidade e amor aos animais
Os alunos da Escola Municipal Professora Badia de Faria, do bairro Hugo de Almeida, iniciaram uma campanha que une sustentabilidade e amor aos animais. Eles arrecadaram mais de quinhentas caixas de leite vazias e confeccionaram seis casinhas para os animais de rua se protegerem do frio. Uma foi colocada do lado de fora da escola e as outras cinco foram doadas na 2ª cãorreata que aconteceu domingo (10).
O diretor Marcos Fabricio R. Bittencourt, explica que cada casinha, para ser confeccionada precisa de 94 a 110 unidades, dependendo do tamanho e do formato das caixinhas de leite doadas.
“Os alunos contam que a casinha do lado de fora da escola já recebe um cãozinho, apelidado de Segurança, que também se alimenta e bebe água no local”, afirma.
A professora do 4° ano, Daniela Baron, contou que a ideia surgiu em decorrência do que o mundo está vivendo, em relação ao meio ambiente.
“Nós trabalhamos com questões da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), englobando o autocuidado, a responsabilidade, a empatia com o outro – no intuito de agir como cidadãos do mundo. Como podemos mudar o mundo? A partir da comunidade, do meio em que eles vivem”, contou.
Para o diretor Marcos Fabricio R. Bittencourt, que também atua no projeto, o trabalho levou em conta a sustentabilidade, afinal as caixas de leite, assim como outros objetos, são descartadas de forma errada. Além disso, levou-se em conta o período de frio na cidade. “A gente pensou nos animais nas ruas, desprotegidos. Aqui no bairro encontramos alguns animais abandonados e eles até entram aqui na escola. Então pensamos nas casinhas de pets para gatos e cachorros”, finaliza o diretor.
Imagem: Prefeitura de Navegantes