[VÍDEO] Escola Manoel Henrique de Assis realizou evento especial dedicado à inclusão e à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista


PUBLICIDADE

A escola estadual Manoel Henrique de Assis realizou um evento especial dedicado à inclusão e à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, promovido e organizado por toda a equipe escolar trouxe dinâmicas desenvolvidas pelos professores da educação especial para sensibilizar alunos, famílias e a comunidade sobre a importância da empatia e da inclusão. Entre as atividades, destacaram-se o Futebol Vendado, o Vôlei Sentado e a Montagem do Quebra-Cabeça, um dos símbolos do TEA. As dinâmicas proporcionaram experiências que estimularam a reflexão sobre os desafios enfrentados por pessoas autistas e a necessidade de ajustes para que todos se sintam pertencentes e acolhidos.
.
“A ideia é dar voz às pessoas com TEA, para que elas se sintam seguras e respeitadas na sua diversidade. Como em um quebra-cabeça, precisamos nos ajustar para incluir. Vai além de aceitar um colega autista; é entendê-lo e ajudá-lo a ser parte de um todo, de uma maneira que ele se sinta pertencente a esta comunidade. Somos todos uma peça-chave”, destacou a professora de educação especial, Priscila. Ela também explicou o simbolismo por trás da construção do quebra-cabeça durante a atividade: “Ao cortar, recortar e tentar encaixar uma peça na outra, percebemos que assim é o nosso dia a dia. Somos todos peças de um quebra-cabeça – diferentes, mas tentando encontrar nosso lugar em um mundo tão diverso”.
.
O evento reforçou a importância da empatia e da inclusão dentro da escola, lembrando a todos que a verdadeira aceitação vai além das palavras: é um compromisso diário com a construção de um ambiente mais acolhedor para todos. Confira imagens no vídeo abaixo.
.