Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Escola Profissional Zilda Lucki da Silveira abre matrículas e reinicia cursos dia 10 em Penha

A Escola Profissional Zilda Lucki da Silveira reinicia suas atividades em Penha no próximo mês de fevereiro, novamente oportunizando à comunidade local vários cursos de capacitação, em especial ao público feminino. Vinculada à Secretaria de Assistência Social, a Escola Profissional está com suas inscrições abertas a partir do dia 3, e as aulas reiniciam dia 10 de fevereiro, na sede da unidade, à Rua Prefeito José João Batista, no centro, seguindo o calendário da Secretaria Municipal de Educação.

Os cursos oferecidos em 2020 serão de tricô, crochê e bordado, pintura em tecido, corte e costura, artes manuais e produção bonecas, e as inscrições seguem de 3 até dia 9 de fevereiro. A informação é da professora Raquel Francez, coordenadora da Escola Profissional, que aponta ainda que a unidade, encerrou 2019 praticamente sem evasão de alunas – ou seja, cerca de 100% das matriculadas do início deste ano concluiu as capacitações oferecidas pela Prefeitura, e agora, 2020 representa uma nova etapa de trabalhos a serem desenvolvidos.

A Escola Profissional contou em 2019 com melhoria na estrutura, feita pela Prefeitura: em abril, vieram duas novas máquinas de costura Overlock, e em junho, outras seis máquinas de costura Singer, também novas. As melhorias dobraram o número de Overlocks – a escola possuía duas até então – e amplia o número de máquinas manuais, totalizando 18 unidades. A ampliação teve apoio da primeira-dama Luana Rocha da Costa.

Estas 24 máquinas servirão agora em 2020 para o aprendizado da costura, o qual garante que muitas das alunas fossem absorvidas pelo mercado de trabalho já no final do curso. Já as máquinas individuais, pequenas, são para as costureiras tradicionais, produzindo em menor escala e em pequenas peças.

Atualmente, giram em torno de 150 a 180 alunos na Escola Profissional – 60 deles no corte e costura. A Prefeitura de Penha custeia a professora e o prédio, e o curso tem dois anos de duração. “2019 foi um ano bastante produtivo, em que passamos por três feiras – duas delas em Florianópolis e uma em Curitiba, estivemos no 26º Açor e Festa do Marisco, e as alunas se mantiveram no aprendizado. Isso tudo ampliou nosso conhecimento para melhorar ainda mais em 2020”, destaca Raquel. O fone da Escola Profissional é o 3345.1179.

 

Com informações da Prefeitura de Penha