Escolas municipais iniciam aulas à distância em Balneário Piçarras
As escolas da rede municipal de ensino de Balneário Piçarras iniciaram na segunda-feira (11) as aulas remotas como medida de combate e prevenção ao coronavírus (Covid-19). Em parceria com o Google For Education, os estudantes já podem interagir em tempo real com os professores, além de receber e enviar trabalhos e atividades. Alguns trabalhos já estão disponíveis na plataforma, mas a Secretaria de Educação informa que as próximas duas semanas serão de adaptação ao novo sistema.
Para acessar a plataforma, cada aluno e cada professor receberam um e-mail personalizado disponibilizado pela Secretaria de Educação. Ao acessar a ferramenta com o e-mail fornecido, os alunos poderão interagir com o professor e outros alunos, receber e enviar trabalhos e atividades de aula, além de participarem das aulas remotas.
“Diferente do formato do ensino a distância, as aulas remotas utilizam câmeras e microfones para que o professor e os alunos interajam em tempo real”, explica Wellington Maciel, diretor de projeto educacional da GetEdu, empresa contratada para implantação do sistema na rede de ensino.
A Secretaria de Educação também disponibilizou um site com informações para os alunos com dificuldade de usar a plataforma. No site os alunos encontram informações de como fazer o primeiro acesso à conta, como utilizar as ferramentas oferecidas e como recuperar a senha caso tenha perdido. As instruções podem ser acessadas através do endereço bit.ly/alunoBP.
Com a ferramenta já implantada, alguns professores já começaram a disponibilizar atividades para os alunos. “A plataforma está disponível pronta para ser usada e os alunos e professores podem acessar suas contas e explorar as ferramentas. Algumas atividades já até foram postadas. Entretanto, as duas próximas semanas serão de adaptação dos alunos ao novo sistema”, explica a secretária de Educação, Laureci Bernardete Schneider Pereira.
Capacitação de professores
Desde o dia 24 de abril, os professores da rede municipal de ensino estão recebendo capacitações intensivas para uso da plataforma. “Queremos que o sistema esteja funcionando o mais rápido possível, então as capacitações estão sendo realizadas de forma intensiva e através da própria ferramenta para os professores já irem se familiarizando”, afirma o assessor de apoio administrativo, Valdinei Gonçalves das Neves.