Aos 10 anos de idade, a moradora de Balneário Piçarras Sara Dolberth venceu o Concurso Nacional de Desenho Infantil da Filabras. O selo, que é intitulado “Boi de Mamão” e ilustra o folclore catarinense, será impresso em 2025 pelos Correios, com tiragem a será analisada e definida posteriormente. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira, 12, durante a abertura da Exposição de Selos Desenhados por Jô Oliveira, que foi organizada pelo Clube Filatélico Baden Powell, a qual a vencedora integra.
Sara superou 300 participantes entre 10 e 16 anos de todo o Brasil e foi classificada para a final do concurso, entre 10 finalistas escolhidos pela organizadora do concurso, a Associação dos Filatelistas Brasileiros (Filabras). Seu desenho foi definido vencedor pelo próprio Jô Oliveira, comunicador visual famoso por criar mais de 50 selos para os Correios e que é homenageado na exposição.
Exposição segue até o dia 27
A curadoria dos selos do artista escolhidos para a exposição, que segue até o dia 27 de setembro no Centro Cultural (8 às 20h), foi realizada por Sara e outros dois escoteiros do grupo, Gabriel Camargo (14) e Ana Júlia Alves (10) – que também inscreveram seus desenhos no concurso. A exposição conta com selos da coleção pessoal de Jô Oliveira e de membros filiados à Filabras.
O clube Filatélico Baden Powell é parte das atividades desenvolvidas pelo Grupo Escoteiro Baden Powell. Atualmente, o grupo coordenado pelo chefe escoteiro e filatelista filiado à Filabras Acir Camargo, conta com 16 membros e está aberto a adesão popular.
.
.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras