A abertura da nova edição do Porto Literário de Barra Velha vem com novidades: o lançamento do livro “Elvira, a Pequena Fiandeira de Tucum”, segunda obra da literatura infantil produzida pelo historiador e escritor José Carlos Fagundes, o Cacá, também de Barra Velha, e que será lançada nesta segunda-feira (7), na abertura do evento. O livro, com 20 páginas, narra de forma lúdica a história de uma menina que desde muito pequena aprendeu a produzir fios de tucum com sua avó e que na vida adulta se tornou uma das fiandeiras mais conhecidas do bairro Itajuba.
Cacá baseia-se em histórias reais do universo da pesca artesanal para levar a obra ao grande público, pois segundo ele, até a década de 50 quase todos os apetrechos de pesca locais, como espinhéis, tarrafas e redes, eram confeccionados com fios obtidos a partir da manipulação das fibras do tucum – atividade praticamente desaparecida nos dias atuais. “Eram as mulheres fiandeiras de tucum que produziam estes fios, que ajudavam a incrementar o pesado orçamento doméstico da família”, detalha Cacá.
O livro foi inspirado na figura de dona Elvira Galdino da Silva e tem a pretensão de resgatar a memória desta antiga tradição, herança dos povos indígenas do Brasil. A obra foi originalmente escrita por Cacá Fagundes e as ilustrações couberam à artista plástica Enoi Martini Dilly.
Enoi é a mesma ilustradora e escultora que está presenteando a cidade com obras como o “Coração” da praia do Tabuleiro, entregue na semana passada, e o “Pescador” do Porto das Canoas. Essa é a segunda obra de Cacá ilustrada por Enoi – a primeira foi “Travessias e Travessuras de Safena”, que marcou a estreia de Fagundes na literatura infantil.
A diagramação do trabalho veio do jornalista e editor Juvan Neto – que também editou a obra sobre a cadelinha Safena, e a tiragem é de 3.000 exemplares. O livro conta ainda com revisão de Silvana Beeck Stival, e foi subsidiado com recursos da Prefeitura de Barra Velha, especialmente para a 10ª edição do Porto Literário, sob o aval da secretária Nilceia Tomaz e do prefeito Douglas da Costa. O lançamento será às 19h, na Sociedade Recreativa de Barra Velha.
Sobre o autor
Cacá Fagundes trabalha como professor na rede municipal de Barra Velha. É licenciado em História pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e pós-graduado em Interdisciplinaridade pela Universidade de Joinville (Univille). Como pesquisador, tem se dedicado à historiografia do Município de Barra Velha e região.
É autor e colaborador de livros como “Perfil Cultural e Turístico de Barra Velha”, “Compêndios: Fragmentos para a História de Barra Velha”, “Notícias dos Fanáticos de Barra Velha” e “Travessuras e Travessias de Safena” (literatura infantil). Cacá é membro da “Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, Seccional Acácio Borba Coelho, de Barra Velha”.
.
.
Imagem: Juvan Neto