Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Esgotamento sanitário: impactos positivos para a saúde, meio ambiente e valorização imobiliária de Penha

 

 

Penha já conta com cerca de 100% da área urbana abastecida com água trada de qualidade e com regularidade. Com a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto terá sua infraestrutura ainda mais valorizada a partir dos investimentos da Águas de Penha. Atualmente as obras estão concentradas no bairro Gravatá e comunidade de São Miguel, mas serão estendidas para todos os bairros da cidade seguindo cronograma de obras desenvolvido pela concessionária.

 

Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, explica que todas as obras estão alinhadas ao cronograma do plano de investimentos da concessionária previstos para o município, que traz diretrizes para que, ao longo dos próximos anos, toda a área urbana da cidade tenha acesso ao serviço de esgotamento sanitário. A presidente lembra também que o tratamento de esgoto é uma questão de saúde pública, reduzindo os gastos com internações.

 

Com o projeto finalizado e em funcionamento, os proprietários dos imóveis diretamente beneficiados serão notificados na fatura de água sobre o momento oportuno para interligarem a residência à rede, devendo solicitar a ligação em até 30 dias. Neste caso, a concessionária instalará a caixa de interligação.

 

Caso o cliente não solicite a interligação, a legislação e a agência reguladora autorizam a concessionária a cobrar pela disponibilidade dos serviços em atendimento aos investimentos realizados.  Para garantir a destinação correta do efluente, o morador deve adequar o sistema interno, desativar a fossa domiciliar e fazer a ligação no ponto disponibilizado pela concessionária em frente a cada casa ou empresa.