Moradores da Praia de São Miguel entraram em contato com o Penha Online solicitando a publicação do relato de um problema de saúde pública com o qual eles estão convivendo. Atendendo a solicitação deles, segue abaixo o texto na integra, o pedido de atenção urgente para o caso e também um vídeo que mostra uma pequena parte do problema.
“Nós moradores desta localidade da prainha de São Miguel (loteamento Itatibajá) fizemos várias tentativas de comunicação com entidades responsáveis, mas não tivemos retorno. Isto fica na Rua Melentino Manoel André, em frente da casa de número 106, passando por debaixo da calçada. Esgoto a céu aberto escorrendo pelo morro abaixo, passando por nossas casas, causando mau cheiro e podridão, contaminando o solo, muitas casas possuem poços artesianos. Aguardamos retorno”, afirma um denunciante, pedindo que a Prefeitura de Penha envie representantes para avaliarem a situação em busca de uma solução.
Vale salientar que um recente acordo entre Prefeitura e Águas de Penha definiu que em janeiro de 2023 iniciem as obras para a construção do sistema de tratamento de esgoto em Penha, que deverá colocar fim a problemas como o relatado pelos moradores. No entanto, algo – ao menos paliativo – precisa ser feito para que os vizinhos não precisem conviver com a situação desagradável até lá.
.