O lixo e o esgoto lançados no mar causam grandes prejuízos à biodiversidade marinha, faz mal à saúde dos banhistas, provoca mau cheiro na orla e prejudica o turismo. O consumo e o contato com a água contaminada estão relacionados a muitas doenças e problemas de saúde. Além disso, os dejetos lançados no mar potencializam problemas de odores em toda a praia. Essas condições têm reflexo na qualidade de vida de moradores, além de afastar banhistas e reduzir atividades econômicas relativas ao turismo.
Conforme a Águas de Penha, o esgoto é, além de um problema para a natureza a longo prazo, extremamente nocivo para os seres vivos. Outro fator que deve ser considerado é a balneabilidade das águas. A balneabilidade identifica a quantidade de poluentes (sejam orgânicos, químicos ou sólidos). Um grande exemplo disso são as praias no litoral, que, por conta disso, se tornam impróprias para o banho.
Isso impacta não somente a qualidade de vida e o lazer dessas regiões de praia, mas também o turismo (especialmente no verão) e as atividades marítimas, que ficam comprometidas pelo nível de poluição dos mares. Para evitar que esses componentes produtos cheguem à natureza, a concessionária Águas Penha vai implantar um sistema de esgotamento sanitário no município a partir de 2023.
Acompanhe também informações da Águas de Penha no facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/