Esgoto: um perigo que ameaça a saúde pública


PUBLICIDADE

A falta de saneamento básico é um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil. Como bem destaca a Águas de Penha, o tratamento de esgoto é fundamental para garantir uma vida mais saudável e digna para todos, pois protege a população de doenças causadas pela contaminação a céu aberto que afeta rios, lagos e solos, propiciando a proliferação de bactérias e vírus que causam doenças como diarreia, hepatite A e leptospirose.

De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, milhões de brasileiros ainda não têm acesso ao serviço de coleta de esgoto. A ausência de saneamento adequado afeta a qualidade de vida da população, impede o desenvolvimento econômico e social e gera altos custos para o sistema de saúde. Crianças são as principais vítimas, com maior probabilidade de morrer por doenças relacionadas à falta de saneamento.

A expansão da rede de esgoto e o tratamento adequado dos dejetos são fundamentais para garantir uma vida mais saudável e digna para todos. É urgente que as autoridades invistam em políticas públicas que visem a universalização do acesso ao saneamento básico em todo o país. A garantia desse direito básico é fundamental para construir um futuro mais justo e sustentável.