Os ritmos com identidade afro-brasileira são diversos e estão na base de boa parte da cultura musical brasileira. As diferentes expressões rítmicas com esta origem são tema da vivência artística Percussão Catarina: Oficinas de Ritmos Afro-brasileiros, que está sendo ministrada pelo músico e educador musical Luciano Candemil em diversas regiões do estado. Neste mês de março, são os estudantes da Escola de São Brás, unidade da rede de ensino de Balneário Piçarras, que estão tendo a oportunidade de ter contato com esta parte significativa da cultura brasileira em duas oficinas.
As práticas ocorrem nas aulas de educação artística do professor Barcelos de Souza Fernandes, que havia participado de uma oficina com Candemil no ano passado. Ao todo, sessenta alunos do Ensino Fundamental participarão das atividades, em que Candemil tem abordado noções básicas dos ritmos afro-brasileiros, utilizando uma ampla gama de instrumentos e vasta diversidade rítmica. A proposta é que os alunos tenham um panorama sobre as diferentes manifestações rítmicas e saibam identificá-las na cultura musical brasileira.
Responsável pelo projeto, o músico Luciano Candemil destaca a importância da experiência para as crianças. “Vivências artísticas assim favorecem a ampliação do repertório musical das crianças, a criatividade, o senso de trabalho coletivo, a experiência sonora e sensorial. Também amplificam as possibilidades da formação de adultos mais sensíveis e criativos ao longo dos anos”, afirma.
Barcelos de Souza Fernandes, secretário da Escola de São Brás, também ressalta a relevância da vivência promovida pelo projeto Percussão Catarina para os estudantes da unidade. “A oficina de percussão, e especialmente este projeto, tem um papel social muito importante, pois transmite um conhecimento de uma arte milenar, que abrange a ancestralidade presente na nossa cultura. Aprender os nomes dos instrumentos, perceber os sons, as possibilidades dos ritmos, desenvolver um trabalho em grupo é essencial para nossas crianças e adolescentes, isso os direciona ao interesse pela música e ao mesmo tempo em que trabalha a sua autoestima, sua percepção de que é possível tocar um instrumento musical”, comenta.
O projeto Percussão Catarina
A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense em vivências artísticas que estão passando por quatro regiões do estado: Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte Catarinense.
O projeto Percussão Catarina é uma realização da Cand Music Produções Artísticas, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, tendo como incentivadora a Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.
.
.
Imagem: Mariana Castro