Moradores de Penha, no litoral norte de Santa Catarina, há muito esperavam por Estação de Tratamento de Água própria. A espera terminou na primeira semana de dezembro do ano passado. A concessionária Águas de Penha entregou à população a ETA Penha – uma unidade que tem a capacidade de realizar o ciclo completo para tratamento de água, incluindo filtração e fluoretação. A implantação da ETA foi o início de um novo ciclo para Penha, que nunca teve uma estação de tratamento de Água, trazendo certeza que a obra vai mudar a vida de moradores e turistas.
O investimento de R$ 9 milhões elevou a capacidade produção de água tratada, impactando de maneira positiva na qualidade de vida de cerca de 32.531 mil moradores e de visitantes que escolhem a cidade como destino a cada temporada de verão. Construída no bairro Santa Lídia, a ETA tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras.
Além da ETA, a concessionária também construiu uma adutora de 5 quilômetros de extensão ligando a estação de tratamento ao reservatório do Mariscal, entregue pela Águas de Penha em 2019. De construção metálica, a estação contará com floculadores mecânicos, decantadores de alta taxa e filtros de areia e antracito (carvão mineral).
Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, explica que o valor investido refletirá diretamente na qualidade de vida, no desenvolvimento econômico e no bem-estar da população.