Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Expira o prazo oficial para conclusão das obras do Parque Linear da Praia do Quilombo; cenário atual é totalmente diferente do esperado

14 de junho de 2023. Esta é a data indicada na placa da obra, para conclusão do Parque Linear da Praia do Quilombo, em Penha. Com investimento de R$ 4,999 milhões do Governo do Estado de Santa Catarina e pouco mais de R$ 819 mil do município, a obra começou em 27 de junho de 2022 e avançou com a demolição do parque até então existente, e avançou mesclando-se adiante com o Trecho 2 da revitalização da orla, que deveria seguir até a Praia do Manguinho, quando na última semana de agosto de 2022, o Trecho 2 sofreu embargo judicial a partir de pedidos de pouco mais de 20 proprietários de imóveis do trecho, e toda a obra foi paralisada.

Após um ano e várias audiências judiciais, um acordo entre as partes ainda não foi selado e o município ainda não recebeu as devidas autorizações da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), para a devida continuidade dos serviços.

Segundo o que o prefeito Aquiles da Costa informou ao Penha Online há cerca de 30 dias, três fatores são determinantes para o retorno das obras, sendo um deles já sanado a partir da recente promessa do atual governador de SC, Jorginho Mello, que se comprometeu a repassar aos municípios, os valores referentes ao Plano 1000, ofertados em 2022 pelo então governador Carlos Moisés, e que estavam parados desde a eleição, trancando várias obras pelo estado, incluindo Penha.

Outro ponto, segundo Aquiles, é o acordo judicial: “com o acordo, podemos continuar a limpeza de toda a área e deixar tudo aberto conforme já era uma obrigação do município de fazer a partir de um acordo feito em 2018 diante de uma Ação Civil Pública”. O terceiro ponto faltante, segundo o prefeito, é a autorização do SPU: “essa autorização permite que o município passa dar início na construção do passeio. Nós já tínhamos pedido há muito tempo. É só questão burocrática, então deve sair logo”.

Assim, independente de responsabilidades e por prazo ainda desconhecido, a nova e cheia de vida orla de Penha – tão esperada por moradores e turistas – vai dando lugar um local sujo e totalmente diferente do sonhado por todos 12 meses atrás (CONFIRA ABAIXO).

 

Abaixo, imagens da placa obra, clicadas no último verão

 

 

A seguir, imagens registradas no último domingo (11/06)