A falta de água segue assolando a moradores de Penha e região. Nossa reportagem procurou pela Águas de Penha na manhã deste domingo, onde o diretor executivo da concessionária, Gabriel Buim, informa que o problema se dá pela estiagem que causou baixa severa no nível dos Rio Piçarras e Rio do Peixe, que abastecem a região.
⠀
A empresa ainda informa que estão sendo feitas manobras de rodízio, enviado água para setores separados da cidade, para que cada um receba parte do pouco do abastecimento recebido da CASAN, que é quem vende água para a Águas de Penha. No entanto alguns moradores relatam que mesmo com a manobra não estão recebendo água: “estamos sem água na rede há 4 dias. Acabei de vir de armação e perto da sorveteria existente há um 1km daqui, tem morador lavando o toldo de seu comércio com lava jato”, pontua um morador, enquanto outro afirma está pelo terceiro dia consecutivo, sem água ou com baixíssima pressão na rede, sendo que desta maneira a água não sobe para a caixa.
⠀
Gabriel Buim comunica que nestes casos a Águas de Penha fornece água com caminhão pipa; basta que seja solicitado pelo telefone 0800 595 4444 ou via mensagem no WhatsApp 47 99234 1414.
⠀
O Penha Online deixa seu número à disposição para atender àqueles que não estiverem conseguindo solicitar o caminhão pipa através dos números acima citados: 47 99152-0754.
⠀
Vale lembrar que está sendo construída uma Estação de Tratamento de Água no bairro Santa Lídia, que irá amenizar o problema em períodos de estiagem uma vez que a água será retirada de uma lagoa, porém a solução definitiva seria a compra de água do Rio Luiz Alves, procedimento este que está parado desde a judicialização do contrato por parte da Prefeitura de Penha no início de 2020, que entrou na justiça para romper o contrato uma vez que discorda de cláusulas do documento assinado entre as partes em 2015.