Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

[VÍDEO] Falta de guarda-vidas em ponto específico de praia de Penha quase custou ao menos três vidas nesta sexta-feira (17)

Uma moradora de Penha flagrou uma cena desesperadora nesta sexta-feira (17), enquanto visitava a Praia de Armação. Atônita após os fatos, ela entrou em contato com o Penha Online para relatar o ocorrido e deixar um questionamento. “Quero só deixar um relato pra vocês! Aqui na Praia da Armação, próximo da saída da Rua Domingos Aniceto da Costa, três adolescentes estavam sendo puxadas pelo mar, gritando por socorro. Quando uns quatro homens entraram para tentar salvar. Ninguém estava conseguindo sair da água, foi um desespero total para a família. Quero entender por que nessa região não tem guarda-vidas? Os guarda-vidas estão longe, vieram somente os Bombeiros Militares para prestar atendimento, pois o pessoal da lanchonete chamou e eles chegaram quando todos já estavam a salvo fora da água. O mar está super agitado hoje, deveria ter bandeira vermelha e ajuda para casos assim. Foi desesperador e graças a ajuda de todos em volta, nada pior aconteceu. Mas poderia! Não sei de quem é a responsabilidade de colocar postos de guarda-vida, mas deveria ter um por aqui. Mais pra frente tem três postos muito próximos um do outro. Não tem como entender isso”, detalhou ela.
.
Como forma de esclarecer o funcionamento para instalação de postos, o Penha Online buscou informações junto ao quartel dos Bombeiros Militares de Penha, e recebeu o seguinte retorno oficial, através de nota:Sobre a presença de postos de guarda-vidas ao longo de toda a faixa de areia, trata-se de um projeto que demanda planejamento e a união de esforços entre nossa instituição, a Prefeitura, parcerias público-privadas e o Comando do Batalhão. A viabilização deste projeto exige recursos e a colaboração de todos para que possa se concretizar. Quanto à ocorrência mencionada, esclarecemos que as pessoas atendidas não apresentaram sinais de afogamento nem precisaram ser conduzidas ao pronto atendimento. Todos os procedimentos pré-hospitalares necessários foram realizados na cena pela guarnição da ambulância do Corpo de Bombeiros Militar de Penha, garantindo segurança e suporte imediato.
.
O Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de todos os banhistas conhecerem a praia antes de entrar no mar e sempre procurarem áreas guarnecidas por guarda-vidas. No caso específico da Rua Domingos Aniceto da Costa, essa localização encontra-se a cerca de 1 km do posto mais próximo, o Posto 6, localizado na Armação. Conforme a legislação vigente, cada posto cobre uma área de 200 metros para cada lado, totalizando 400 metros de faixa de segurança.
.
Reiteramos que em dias com o mar agitado e bandeira vermelha nos postos, indicando alto risco de afogamento, é fundamental perguntar ao guarda-vidas qual o melhor local para banho e seguir as orientações para permanecer em áreas guarnecidas. A segurança de todos depende da colaboração e da conscientização coletiva. Contamos com a compreensão e o apoio da comunidade para juntos garantirmos praias mais seguras”Confira o vídeo abaixo.
.