[VÍDEO] Falta de respeito no trânsito em Penha: idosa denuncia motoristas que ocupam vagas de maneira irregular na Bacia da Vovó e pede mais fiscalização
![](https://penhaonline.com/wp-content/uploads/2025/02/Falta-de-respeito-no-trânsito-em-Penha-idosa-denuncia-motoristas-que-ocupam-vagas-de-maneira-irregular-na-Bacia-da-Vovó-e-pede-mais-fiscalização-.png)
Há alguns dias chegou para o Penha Online uma reclamação a respeito do desrespeito de alguns motoristas para com idosos e pessoas com deficiência, uma vez que suas vagas de estacionamento têm sido ocupadas de maneira irregular. Nesta semana, em visita ao local, a reportagem pôde constatar o caso. “Quero deixar registrada minha indignação… fomos àa praia ‘Bacia da vovó’ e constatei que 90% dos carros estacionados em vagas para idosos não tinham a credencial. Resultado: eu e várias outras pessoas que têm a credencial do idoso tivemos que deixar o carro em estacionamento pago e longe demais. Infelizmente as leis protegem., MAS o jeitinho brasileiro consegue burlar qualquer lei… então autoridades? Vamos tomar algumas atitudes?”, desabafou a reclamante.
.
Questionada, a Prefeitura de Penha informou ao Penha Online que, “no momento conta com quatro agentes de trânsito, que se revezam efetuando rondas entre ruas e praias do município, autuando e até mesmo providenciando a remoção de veículos que se encontrarem em situações de irregularidade”. Denúncias podem ser encaminhadas à Secretaria de Trânsito através do WhatsApp (47) 9 9156-7553, ou à Polícia Militar, pelo telefone 190 ou aplicativo PMSC Cidadão.
.
.De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, especificamente o artigo 181, inciso XVII, é proibido estacionar em vagas destinadas a pessoas com deficiência ou idosos sem a credencial apropriada, medida complementada pelas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito. O descumprimento dessa norma configura infração gravíssima, sujeitando o motorista a multa, à adição de pontos na carteira de habilitação e, em determinadas situações, à remoção do veículo, garantindo que esses espaços sejam utilizados por quem realmente necessita. Confira o vídeo abaixo.
.