Falta de transporte público prejudica moradores de Penha
A precariedade no serviço de transporte público vem causando muitos problemas aos moradores de Penha. Desde março de 2020 não há linha atendendo – por exemplo – o bairro Santa Lídia, segundo uma moradora que procurou nossa reportagem para relatar o fato. “A administração pública pelo visto não se incomoda com essa situação, pois já foi feito reclamações e a prefeitura não se pronunciou a respeito”, diz ela. O serviço vinha sendo prestado pela Viação Navegantes, mas parou com o início da pandemia.
O Penha Online conversou com Marcio Cardoso, gerente da Viação Nossa Senhora dos Navegantes, que afirmou que de fato a empresa não está atendendo o bairro Santa Lídia e não há previsão de retorno. “Já era bastante deficitário antes da pandemia, agora mesmo impossível trabalhar, fazer linha ali, com a quantidade de usuários que utilizavam o serviço. Era em torno de dois ou três em cada horário”, diz Márcio.
Questionado sobre a possibilidade de alguma proposta junto à prefeitura de Penha, Marcio afirmou que com a volta às aulas, se tiver algum subsídio da prefeitura, alguma licitação que tenha para atender a área escolar e assim se possa aproveitar para levar passageiros, tudo é negociável. “Se depender só da empresa para voltar a transitar por ali, colocar linha e horário, infelizmente é inviável”, completa o gerente da empresa.
O transporte público de Penha é ligado à Secretaria de Planejamento, embora não haja um departamento específico para esta área. O secretário da pasta, Maurílio Antônio Duarte, informou à nossa reportagem que está sendo feito um estudo para lançar a nova concessão desse serviço, incluindo a abertura de novas linhas para os bairros. “A previsão é até o mês de julho”, afirma o secretário.