Fim da semana vai ter “calorão” na região de Penha; segunda e terça serão marcados pelo retorno das chuvas


PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (10), a combinação de calor, umidade e áreas de baixa pressão na atmosfera vêm favorecendo a ocorrência de temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em Santa Catarina, que devem ocorrer preferencialmente entre a tarde e a noite. No Litoral Norte e Grande Florianópolis, a previsão é de tempo nublado com possibilidade de chuviscos ao longo do dia. Os ventos sopram de quadrante norte no estado, com intensidade fraca, e a temperatura máxima fica em 25° na região de Penha.

Já no sábado (11), a temperatura máxima deve chegar a 29°. O dia começa ensolarado em toda Santa Catarina, mas apresenta variação de nebulosidade ao longo do dia. No decorrer da tarde e noite, a atuação de áreas de baixa pressão e o fluxo de calor e umidade da região norte do país podem provocar temporais isolados, com previsão de apenas 8mm de chuva para Penha e região.

O domingo (12) também deve iniciar ensolarado no estado, mas a presença de instabilidades atmosféricas, calor e umidade fazem com que haja formação de nebulosidade conforme as temperaturas vão se elevando. Entre a tarde e a noite, há condição para o desenvolvimento de temporais isolados em todas as regiões do estado. Em Penha, o volume de chuva previsto é de 10mm, e a temperatura máxima deve chegar a 30°.

Na segunda (13) e na terça-feira (14), a intensificação e canalização do fluxo de calor e umidade da região amazônica sobre Santa Catarina, combinada a áreas de baixa pressão, favorecem o retorno das chuvas de forma mais abrangente no estado. Entretanto, os temporais isolados devem seguir ocorrendo. As temperaturas máximas devem cair para 27° e 25° respectivamente, com 25mm de chuva para a segunda e 35mm para terça.

 

Imagem: Defesa Civil/SC