O Departamento de Trânsito de Penha (DetranPen) autorizou nesta quinta-feira, 10 de setembro, a realização da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro, competição oficial promovida pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) em Penha, que acontece dias 11, 12 e 13 de setembro, a partir de amanhã. O endosso foi dado após aprovação da polícia militar e da prefeitura de Penha, levando em conta o decreto do governo estadual liberando os eventos da categoria no estado, ficando acordado que os organizadores devem obedecer as normas de segurança previstas nos decretos estadual e municipal, com objetivo de prevenir e evitar o contágio por covid-19.
A competição se dará principalmente dentro do parque Beto Carrero World, além de percorrer algumas vias de Penha, como a estrada do Morro da Praia Vermelha, estrada geral de Santa Lídia, Rua Felipe João Anacleto e Rua São Paulo, com ponto de parada no Parque de Eventos do município. “O evento não deve interferir no tráfego de veículos ou no movimento da cidade”, acredita o diretor de trânsito de Penha, Edson Severino, que comentou ainda ter vedado a competição na avenida Eugênio Krause, por esta ser muito movimentada.
Essa é a retomada do campeonato brasileiro, que após a primeira etapa em março, teve que adiar o resto da competição devido a epidemia. “É com grande alegria e responsabilidade que estamos retomando as provas de Enduro, mas ainda estamos em meio a uma pandemia, por este motivo precisamos estar juntos, pilotos, equipes, organizadores locais, promotores, staff e patrocinadores, juntos com a CBM. E comprovarmos que é possível fazer as competições que tanto amamos de maneira segura, tomando todos os cuidados com os protocolos e orientações sanitárias recomendadas pelos órgãos de saúde”, afirma Edson Aquino, diretor da modalidade Enduro da CBM.
Na prova de Penha, haverá 3 voltas em um percurso de 32 KM´s cada, contendo 3 especiais bem diversificadas, o CT – HONDA, no Kartódromo Beto Carrero será parte em pasto molhado, outra parte em chão batido, aproximadamente 4,00 km; o ET1 – GERAÇÃO YAMAHA, de frente para o Mar, todo em terra e areia, vários obstáculos naturais, aproximadamente 5,00 km e o ET2 –PRO TORK, em uma área de uma pedreira abandonada, a mais técnica das especiais, em trechos de pedras e terra, aproximadamente 4,00 km.
Por uma medida protetiva para os menores, as categorias KIDS não serão disputas nesta prova, por recomendação do órgão sanitário estadual.
“A competição será mais interna para os participantes do evento, e não para o público”, aponta Edson Severino. Para garantir o cumprimento das normas sanitárias, polícia militar, vigilância sanitária e Detranpen devem acompanhar o evento.