Na manhã da quinta-feira (12) , 50 dias após solicitação dos moradores a respeito de esgoto escorrendo até a praia Grande, no ‘Canto da Vigia’, em Penha, a prefeitura enviou uma equipe para averiguar a origem dos dejetos. Moradores e comerciantes ficaram felizes em virtude de estar próximo o fim do sofrimento diário com cheiro de esgoto principalmente, no entanto, a alegria se tornou desespero para os proprietários de uma pousada situada nas proximidades do terreno alvo das denúncias (confira o vídeo ao final da publicação).
“A prefeitura veio em um terreno próximo da pousada verificar um vazamento e ocasionou um rompimento de uma construção com água parada e vazou por toda a Rua Waldemar Werner. A ‘água’ invadiu a pousada e desembocou na praia”, comentaram os proprietários ao Penha Online durante a tarde daquele mesmo dia.
Mais tarde, durante a noite, os proprietários atualizaram da situação: “a piscina tá inutilizável, a entrada da pousada também. A prefeitura não deu nenhuma satisfação ou tomou providências, e a gente teve que chamar uma empresa pra fazer a lavação aqui, pra lavar calçada, o piso, a piscina tá horrível. Isso tudo do nosso bolso. Da maneira que tava, e o cheiro que tava, não dava pra ficar”, comenta.
Na manhã da sexta-feira (13) um maquinário da prefeitura foi enviado ao local para “raspar” a sujeira, e no período da tarde, conforme prometido, a rua finalmente foi lavada, 24 horas depois do ocorrido. “Ficamos até com medo de alguém acusar a pousada de estar sujando a praia. Mas essa situação toda prejudicou a rua, a pousada, a piscina, a areia da praia e a praia. Se vão fazer uma obra, uma fiscalização, que façam direito”, concluíram os proprietários da pousada.
Na manhã deste sábado, o trabalho de limpeza na pousada continuava, sem previsão de horário pra terminar, com esforços concentrados na piscina.
.