Focos positivos do mosquito da dengue aumentam com chuvas e altas temperaturas


PUBLICIDADE

As condições climáticas dos meses de março e abril marcam a intensificação dos casos de focos positivos do mosquito Aedes aegypti. O Programa de Controle e Combate à Dengue de Balneário Piçarras atua na orientação e prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, chikungunya e zika vírus.

Em 2022, apenas um caso foi confirmado na cidade. Por meio das atuações do programa em 196 armadilhas e 86 pontos estratégicos, foram registrados 387 focos positivos ao longo do ano. A equipe realiza visitas domiciliares para prestar orientações quanto a pequenos focos de água parada e também atua no recolhimento de pneus, que recebem a destinação adequada para reciclagem.

A população deve entrar em contato com a prefeitura por meio da Ouvidoria Municipal (telefone ou WhatsApp 3347-4704), que protocola pedidos de recolhimentos de pneus e de notificações de terrenos com acúmulo de resíduos por parte da Vigilância Sanitária.

O Programa de Controle e Combate à Dengue monitora todo o município e realiza bloqueios de transmissão quando são registrados novos focos positivos do mosquito. O bloqueio consiste na utilização de veneno em um raio de 150 metros do local do foco ou da residência da pessoa infectada. “A população costuma pedir pelo ‘fumacê’, como já foi realizado em outras ocasiões. Mas, essa ação só é liberada pelo Ministério da Saúde quando há pessoas confirmadas com a doença”, explica o coordenador do Programa, André Luiz Ladewig.

A notificação a terrenos com acúmulo de lixo dá ao proprietário 30 dias e possível prorrogação para realizar a limpeza. Caso não seja cumprido o prazo estabelecido, a prefeitura tem permissão para limpar o local e aplicar multa ao proprietário. “Encontrar a localização do proprietário depende diretamente de que a pessoa mantenha um cadastro atualizado na prefeitura. O município deve, por lei, aguardar o prazo de notificação para que entre em ação com a limpeza do local”, enfatiza o coordenador.

Os sintomas da dengue, chikungunya e do zika vírus são febre, dor atrás dos olhos, vômitos, inchaço ou dores nas articulações, manchas vermelhas na pele e coceira. Procure a Unidade Básica de Saúde do seu bairro.

.

.

Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras