Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Força tarefa retira barracos construídos em meio à Trilha da Galhetinha em Penha

Na manhã desta quarta-feira, a prefeitura de Penha, com apoio da Polícia Militar, promoveu a demolição de seis barracos construídos irregularmente ao longo da Trilha da Galhetinha – na Praia de São Miguel. Erguidos em meio à mata nativa, os casebres – segundo a prefeitura – não eram ocupados por famílias, situação que favoreceu o trabalho de desmanche das construções em madeira.

“Eram casebres construídos em uma região bem isolada da Galhetinha, não ocupados por famílias – mas erguidos em uma Área de Preservação Permanente (APP) – fato que motivou o trabalho de demolição”, explica o secretário de Planejamento Urbano, Maurilio Duarte. A ação contou ainda com o aporte das secretarias de Assistência Social, Administração, Pesca, Obras e do Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP).

Apesar da inexistência de moradores, o Governo Municipal afixou nos casebres, dois meses atrás, comunicados alertando sobre a demolição. Outros cinco barracos serão demolidos na próxima quarta-feira (09). “Em um deles, há um morador e por isso protelamos a ação, que também ocorreria hoje (2). A Assistência Social vai localizar um abrigo provisório para que possamos avançar no trabalho”, complementou Maurilio.

Além de estarem em área de APP, o terreno é uma área particular – configurando ainda crime de invasão. “O principal objetivo foi o de evitar que essa situação ganhasse um corpo ainda maior, tornando-se um problema habitacional, social e ambiental difícil de ser equalizado no futuro”, finalizou Maurílio.

.

.

Imagem: Prefeitura de Penha