Fortes chuvas devem atingir Penha durante toda a noite deste sábado e seguir até quarta-feira (30); Defesa Civil de Penha fala sobre as ocorrências na cidade
Em função das chuvas persistentes que atingem Penha e região neste sábado, o Penha Online conversou no fim da tarde com Carlos Georg, diretor de Defesa Civil de Penha, em busca de orientações para a população. Carlos alertou que devemos ter chuvas fortes ainda até quarta-feira devido a alta pressão no litoral do Uruguai e a baixa pressão no litoral do Paraná.
“Isso está trazendo essa umidade de leste para sudeste pra gente aqui, então tem muita umidade no oceano ainda na costa de Santa Catarina. Nossa preocupação é com a área da encosta da Praia de São Miguel, onde estamos acompanhando, e alagamentos por todo o município, quando chove um pouco mais forte, junta a drenagem um pouco deficitária e com o coeficiente meio baixo de cheia e de alta da maré, ou seja, ela não sobe tanto mas também não baixa tanto, isso é um pouco complicado porque ela não baixando, dificulta bastante a drenagem, só que também não enche tanto, mas, com o vento sul e sudeste, complica um pouco. Sobre os alagamentos, já recebemos notícias da região do Mariscal e algumas ruas da Praia Alegre principalmente. Fizemos alguns atendimentos, mas não temos desalojados”.
O Penha Online ouviu também o secretário de Assistência Social, Sergio Mello, que explicou que em comparação com outros eventos do passado, esse é bem mais leve e a possibilidade de precisar de abrigo emergencial é bem pequena: “porém estamos em alerta, tanto a Assistência Social quanto as demais Secretarias. A qualquer momento, havendo a necessidade, faremos o abrigo sim. Estamos monitorando e venda possibilidade. Se acontecer, a gente avisa qual será o local e se coloca a disposição pra abrigar as pessoas. Mas nesse momento ainda não há a necessidade”, comentou.
O telefone da Defesa Civil 199 não está habilitado em Penha, então em caso de necessidade de socorro, a população deve ligar 193 ou 47 3345-1001, Bombeiros Militares ou Voluntários, respectivamente.
Imagem: Defesa Civil / SC