Fórum de Economia Solidária Praia Norte reúne representantes estaduais, gestores e associações regionais
Nesta semana ocorreu no Centro de Cultura de Balneário Piçarras a reunião do Fórum de Economia Solidária Praia Norte que abrange as cidades de Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha.
Segundo uma das coordenadoras do Fórum, Amanda Theo, “O objetivo é ressaltar a importância da parceria entre o poder público e a comunidade no desenvolvimento da Economia Solidária.”
A vice prefeita da cidade Penha Maria Juraci Alexandrino fez a abertura do evento ressaltando o compromisso da atual gestão com o movimento de economia solidária na região, informando inclusive que está pleiteando a concessão da Praça Vereador Teodoro Sebastião da Costa em Itapocorói para que o Coletivo Cultural Ecovida, desenvolva um Ponto Cultural de Economia Solidária.
O Prof. Dr. na Universidade Regional de Blumenau – FURB, integrante da ITCP-FURB, Valmor Schiochet, deu início ao encontro explicando aos presentes o que é Economia Solidária e como atuam as Incubadoras Universitárias.
Em seguida, foi a vez da Geise Soares, Assistente Social, Agente de Desenvolvimento Solidário na ITCP-FURB e integrante da COOPERTEIA – Trabalho, Educação, Inclusão e Autogestão, falar sobre como são divididos os Fóruns estaduais.
A representante do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária – CEAES e Presidente do Centro Público de Economia Solidária de Blumenau, Heloiza Camillo, ressaltou a importância da implantação de Centros Públicos.
Já Márcia Souza, Presidente do Centro Público de Economia Solidária de Itajaí – CEPESI falou sobre as dificuldades no desenvolvimento de Economia Solidária.
Angelique Zeeland, Diretora de Economia de Desenvolvimento da Rede de Comércio Justo e Solidário participou remotamente de Porto Alegre e destacou a atuação das Entidades de Apoio e Fomento na Economia Solidária e os benefícios para os trabalhadores dos empreendimentos econômicos solidários e para a comunidade.
A reunião contou também com a presença de Penha Camargo, representante da Rede de Gestores em Santa Catarina, que realçou o papel do Poder Público na Economia Solidária bem como a implantação de Leis que auxiliem os empreendimentos solidários.
O Superintendente da Fundação de Cultura de Penha, Eduardo Bajara, encerrou o encontro agradecendo aos presentes e reconhecendo a representação pública no Fórum Praia Norte.
Estiveram presentes também os gestores públicos Iria Quintino Superintendente da Fundação de Cultura de Balneário Piçarras, Cleber Neumann Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Penha e Danielle Heidenreich. Representando as cooperativas e associações da região: Silvana Brunner, Maria Eren, Marizete Alves, Mércia Medeiros e Vivinho presidente da Associação Afrocultural Renovo, de Penha. O produtor de Leite da Cabra de Barra Velha Paulo Dalfovo, a idealizadora da Negra Chita Chris Medeiros e os coordenadores do Coletivo Cultural Ecovida: Lia Santos, Dudu Teodoro e Marcelo Fernández.
O lanchinho ficou por conta da Panificadora São Nicolau, da Vó Margô Artesanal e do Caprino Pereira e Dalfovo, todos empreendimentos da Economia Solidária da região.