Fundação de Cultura de Balneário Piçarras terá Feira Mar & Arte e Feira do Livro no próximo final de semana
A Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras prepara para o próximo final de semana dois eventos para brindar o início da Primavera e florescer cultura e arte na cidade. No sábado, 21 de setembro, acontecerá a 12ª edição da Feira Mar & Arte, na Vila do Artesão, que também vai sediar a 9ª Feira do Livro no domingo, 22.
A Feira Mar & Arte é realizada todo o terceiro sábado do mês, com reunião de artesãos locais e outros agentes culturais da região. O evento contará com música, gastronomia, artesanato local e economia criativa e flores, das 11h às 18h.
A literatura vai ganhar espaço na Vila do Artesão com uma extensa programação que vai das 9h às 18 horas. A abertura da feira para visitação é as 9h e logo em seguida, às 9h30 as crianças já se divertirão com Contação de Histórias com Joice Voltolini, artista de Penha. Às 10h00, a diversão infantil fica por conta da multiartista e DJ Naira Demarchi, de Balneário Piçarras, com o Bailinho da Purpurina para crianças.
A Feira do Livro terá estande com livros nacionais e internacionais para todos os públicos e a venda de títulos especiais de novos e já conhecidos escritores pelas Editora Traços e Capturas, de Itajaí, e Editora Juca Palha, de São José. Uma programação especial de vendas acontecerá com a Atena – Livraria Biofílica de Balneário Piçarras, que também contará com espaço de sebo e a venda de livros e camisetas literárias do Ponto de Cultura e Instituto Ecovida, de Penha. A Câmara Setorial de Literatura fará venda de livros dos escritores junto com a Academia de Letras de Balneário Piçarras.
A Biblioteca Municipal José Ferreira da Silva estará com espaço especial durante a feira para empréstimo de livros e cadastramento de novos usuários. Para se cadastrar na Biblioteca, o morador de Balneário Piçarras deverá apresentar documento de identidade e comprovante de residência.
Lançamentos e atrações diversificadas
Os lançamentos de livros começam às 11 horas, com a presença do escritor Everson Bertucci, com o lançamento do livro “Eugênio”. O escritor foi selecionado para estar com o livro também na Flipinha, espaço infanto-juvenil da Feira Internacional do Livro de Paraty/RJ e já foi finalista do Prêmio Jabuti.
Ao meio dia, o cantor Edy Hurbano apresentará música ao vivo para os participantes. Às 13h30, uma Oficina de Scrapbook gratuita reúne os amantes das letras e das artes, sob o comando da Atena Livraria Biofílica. Logo em seguida, às 14 horas, o público de todas as idades poderá conferir o Espetáculo Alevanta Boi, com a companhia Cia Etc e Tal de Navegantes.
Às 14h30, haverá lançamentos de seus livros: Celso da Silva, de Santo Amaro da Imperatriz, que recentemente participou da Bienal de São Paulo, apresenta seus livros infanto-juvenis “Dejavhus, os Reinos da Luz e do Breu”, “Voz-do-Oco” e “Desabafo de uma Adolescente a caminho do Suícidio”. Já o autor Marcelo Garcia Lufiego, da Academia Joinvillense de Letras, apresenta “A Guerra nas Selvas do Brasil – O Genocídio Tupinambá” e “Geometria Poética – Pensamento Livre”.
Dois autores regionais também estão com estandes próprios para lançamentos de seus livros. São eles Lindamir Salete Casagrande, de Balneário Piçarras, que esteve na Bienal de São Paulo em 2024 e também foi finalista do Prêmio Jabuti, apresenta “Hedy Lamarr – uma cientista quase secreta” e outros títulos. Já o autor penhense Rafael Saldanha apresenta seu livro “Raízes”, com imagens marcantes sobre a arte da pesca na região.
ÀS 15h30, a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional Balneário Piçarras comanda um Encontro de Escritores, aberto à participação de representantes locais e regionais. No mesmo horário, haverá apresentações musicais de Maicon Cardozo e Jacky. Para fechar o último período da feira, os amantes da literatura e boa música são convidados a curtirem música ao vivo com um Chorinho ao Pôr do Sol. Durante toda a feira, a organização preparou intervenções artísticas e literárias com os alunos de teatro da Fundação de Cultura.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras