A Fundação de Cultura de Penha Picucho Santos conheceu, na cidade de Búzios (RJ), o recém -lançado roteiro histórico-cultural Raízes de Búzios. A proposta do município carioca tem como base central a valorização turística através do resgate das próprias raízes – proposta idêntica a que vem sendo executada em Penha através do projeto “Retratos da Nossa Gente”. A visita técnica ocorreu entre os dias 20 a 22.
“O roteiro apresentado pelo município de Búzios tem por meta ampliar a oferta turística, resgatando as raízes culturais da cidade, proporcionando uma vivência na história e cultura do município e também dos povos tradicionais. Foi um importante momento para troca de experiências”, detalha o superintendente de Penha, Eduardo Bajara.
Em Búzios, o projeto foi desenvolvido por meio das pastas de Cultura e Patrimônio Histórico e Turismo, em parceria com o Sebrae. Além das naturais potencialidades, o Roteiro contempla visitas à todas as rotas histórico-culturais do município, revelando memórias e tradições do povo nativo através de experiências visuais e sensoriais pelo contato com as paisagens, natureza, monumentos, além da gastronomia típica, música e danças.
Em Penha, a criação do Roteiro também está em desenvolvimento, para posteriormente ser catalogada em amplamente divulgada. O projeto Retratos da Nossa Gente, por exemplo, já vem sendo desenvolvida. Através dos traços do artista plástico, Isaac Moraes, que beiram o realismo, a face de históricos personagens da cidade estão cravados em murais da cidade – formando assim o novo Roteiro Cultural. Ao todo, 20 murais irão valorizar a história e cultura de Penha.
O superintendente, que também é um historiador de Penha, acrescenta que o projeto “Retratos da Nossa Gente” tem como foco essencial a preservação da história cultural da cidade. “Um povo sem história está fadado ao esquecimento. Com esse projeto, mantemos nossa história viva e criamos um Roteiro Cultural – que pode ser explorado para fins turísticos e pedagógicos”, finaliza Bajara. A cultura açoriana, pesca artesanal, históricos prédios religiosos, recantos naturais e gastronomia serão fortalecidos no Roteiro de Penha.
LIVRO: A TURMA DO SIRIZINHO
Eduardo Bajara também acompanhou o escritor catarinense, Paulo Santos, no lançamento de seu terceiro livro de literatura infantil da família do SiriZinho. Intitulada “A Turma do SiriZinho em: conhecendo um navio de produção de Petróleo”, o livro foi apresentado na cidade de Macaé (RJ) e revela, ludicamente, o cotidiano profissional e fraternal a bordo de uma embarcação petroleira.
A terceira obra foi produzida em gratidão aos amigos de Paulo, que atuam em empresas petrolíferas da costa carioca e o auxiliaram com aporte financeiro na primeira obra – quando toda turma foi apresentada ao mundo literário. A produção tem o aporte diretor dos profissionais Jimi Silva (ilustrador) e Beto Ribas (cantor).
“A mensagem que iremos transmitir nesse livro, primeiramente, é sobre a amizade e a gratidão – pois através disso foi possível executar a nossa primeira obra. Através da vaquinha que fizemos, lá em 2020, nossos amigos da área offshore nos ajudaram e em menos de 10 dias batemos a meta e o projeto saiu do papel. Dentre os amigos, tiveram alguns que ajudaram com valores altos e a forma que encontramos foi de transformar eles em personagens nesse livro fazendo parte da tripulação do Navio que criamos, em que receberão nossos heróis para um tour pela unidade. Vamos mostrar a amizade, a vida offshore, a rotina a bordo, a segurança a bordo e os cuidados com os seres vivos ao redor das unidades”, encerra Paulo.
Imagem: Prefeitura de Penha