Gangorra climática: temperatura máxima pode chegar a 37° nos próximos dias e cair drasticamente para 20° de um dia para o outro
A gangorra climática prevista para esta próxima semana deverá elevar as temperaturas máximas a 37°, e derrubando-a para 20° no dia seguinte.
Neste domingo (17), o dia está tendo predomínio de tempo firme em Santa Catarina. Os nevoeiros formados durante a madrugada em pontos do Litoral Norte e Vale do Itajaí se dissiparam rapidamente no início da manhã, dando lugar ao sol e aquecimento que se fazem presentes em todas as regiões. O mar está pouco agitado entre o Litoral Sul e Florianópolis e calmo nas praias do Litoral Norte e Baixo Vale, com ondas entre 0,8 e 1,5 m de leste/nordeste.
A segunda-feira (18) deve amanhecer com sol em todas regiões, com a presença de nevoeiros pontuais entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte, que dissipam rapidamente. Entre a tarde e a noite, a aproximação de uma frente fria e a influência de uma área alongada de baixa pressão, aumenta a nebulosidade pelo estado, provocando chuva acompanhada de trovoadas. A temperatura máxima prevista é de 32°.
Na terça-feira (19), a atuação da frente fria no Oceano Atlântico e de uma área alongada de baixa pressão sobre o Sul do Brasil, mantém o tempo instável em todo estado, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva que em alguns momentos podem ser fortes e acompanhadas de trovoadas, acompanhadas de rajadas de vento de até 40km/h na região de Penha, ao meio-dia da terça. A temperatura máxima deve reduzir para 28° e se manter nessa média até a sexta-feira (22), quando a máxima prevista é de 33° , seguida por 32° no sábado(23) e 37° no domingo(24), devendo despencar para 20° na segunda-feira(25).
Imagem: freepik