Um novo programa já faz parte da rotina de um seleto grupo de penhenses. O ‘Ginástica na Comunidade’ vem levando, diariamente, mais qualidade de vida para a melhor idade residente em todos os bairros da cidade. Através de uma orientada movimentação corporal e muita energia interpessoal, os educadores físicos do projeto já atendem quase cem pessoas semanalmente.
As atividades ocorrem em locais específicos nas comunidades. Para participar, é bastante simples: basta comparecer no momento da atividade, calçando um tênis confortável e roupas mais leves. Apesar de as atividades terem cunho laboral, uma garrafinha de água é recomendada.
PROGRAMAÇÃO
Segundas, às 15h, no Gravatá – Unidade Básica de Saúde
Segundas e quartas, às 15h, no Nossa Senhora de Fátima – Salão da Igreja de Fátima
Terças e quintas, às 14h, em Armação – Salão da Igreja de Aparecida
Quintas, às 16h, em Armação – na sede da AMAI
Segundas e quartas, às 8h, em Santa Lídia – Salão da Igreja de Santa Lídia
Terças, às 15h, no Centro – Unidade Básica de Saúde (parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Penha)
Quartas, às 15h, na Armação – Unidade Básica de Saúde
Terças e quintas, às 8h, na Cohab – Salão da Igreja Cristo Rei
Quartas, às 9h20, no Mariscal – Salão da Igreja São José
Quintas, às 15h, em São Cristóvão – Unidade Básica de Saúde
Sextas, às 8h30, no Mariscal – Salão da Igreja São José
Sextas, 15h, Nossa Senhora de Fátima – Unidade Básica de Saúde
“São atividades com foco estímulo à movimentação e à socialização. Ao longo das aulas, nossos profissionais realizam os exercícios e promovem um verdadeiro ciclo de muita interação. É a união do físico e do mental”, enfatiza o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros. As turmas são coordenadas pelos educadores físicos, Sérgio Vieira e Sizara Souza.
“O objetivo é intervir na prevenção e manutenção da saúde das pessoas através da prática de atividade física orientada e hábitos saudáveis”, pontua Sérgio. “Por meio de caminhadas, alongamentos e exercícios específicos, buscamos manter a movimentação física no cotidiano da melhor idade, uma fase que requer um trabalho preventivo ainda mais intenso”, acrescenta Sizara.
Ambos são integrantes da equipe Multiprofissional da Secretaria de Saúde – formada ainda por profissionais da área de nutrição, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e enfermagem. “Para participar, basta comparecer às aulas, ou ainda, ir até a Unidade Básica de Saúde do bairro e manifestar interesse. São aulas bastante populares e com grande procura, com reflexo direto em maior disposição e qualidade de vida no cotidiano de cada pessoa”, finaliza a enfermeira Elenir Catarina Machado Francioni – responsável pelo time.
Imagem: Prefeitura de Penha